quarta-feira, 23 de maio de 2012

Peixes Exóticos - Carpa-Cabeçuda



Carpa Cabeçuda

Nome científico: Anstichtys nobilis
Família: Pimelodidae
Características: Entre as carpas é a maior de todas, podendo atingir mais de 25 Kg, e em um ano de cultivo, pode alcançar  de 2 a 4 Kg. É um peixe de origem chinesa, procriado em laborátorios Piscicultores. Se alimentam de Fito-planctons (Micro algas). Este é um peixe de hábitos estranhos. Um dia pega-se com uma facilidade imensa e um dia depois você pode tentar tudo que não adianta, já foram encontrados espécies com mais de 50 Kg.
Habitat: Peixe de água doce de origem asiática. Vivem em rios e represas sendo encontrados nas regiões sul e sudeste do Brasil.

A pesca de Cabeçudas é um pescaria de espera, muito tranqüila porém com resultados bem pesados. Existem pesqueiros que tem exemplares de carpas com mais de 50kg e esse seria um troféu na linha de qualquer pescador.

Dica: O ponto principal dessa pescaria é a massa. A Cabeçuda é um peixe que não ataca a isca, ela não morde. Ela apenas filtra as partículas de alimento na água. Por esse motivo é que a massa deve ser bem doce e bem esfarelenta, para que se crie um rastro de partículas na água atraindo o peixe até o anzol.

Atraída por essas partículas as carpas se aproximam da “coxinha” de massa”, literalmente assopram para tentar desprender mais partículas e em seguida sugam as mesmas e é nesse momento que ela acaba engolindo o anzol líder e acaba fisgada.


Por isso que muitas vezes a bóia fica se mexendo pra lá e pra cá um bom tempo antes de afundar. Portanto, não é necessário fisgar, pois assim que a bóia afundar, o peixe já estará fisgado. Apenas estique a linha e comece a briga. De preferência deixe a fricção um pouco mais aberta do que o normal, pois a carpa tem a boca muito frágil e você poderá perder o peixe.

Como Pescar: O material é simples. Uma vara de preferência com 2,20 ou mais, linha 0,35 a 0,40mm, uma bóia pra cabeçuda, chicote que pode variar de 10cm a 2mts e um chuveirinho.
Hoje em dia há diversas massa industrializadas vendidas nas casas de pesca. Massas muito boas por sinal. Mas há aqueles que preferem fazer as suas próprias receitas.

Os ingredientes básicos são a batata doce, mel, banana, amedoim, paçoca, açúcar cristal, leite condensado, farinhas, etc etc etc. Tudo depende da imaginação do pescador. 

Outra dica é ao fazer a coxinha de massa, colocar todos os anzóis dentro, deixando apenas o líder, o anzol de baixo pendurado, pois é esse que será sugado pela carpa junto com as partículas de massa.

Pequeno Exemplar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário