quarta-feira, 27 de junho de 2012

Peixes de Praia - Carapeba


Carapeba (Diapterus rhombeus)
ou Acara-Peba.



Características: Boca extremamente protrátil, formando um bico voltado para baixo, com cobertura bucal muito pequena e desguarnecida de dentes. Possui apenas 2 raios ósseos na nadadeira anal. Atinge até 40 cm de comprimento e 8 kg de peso. Coloração prateada, escura no dorso, nadadeiras anal e pélvicas amarelas.

Pois é, a Carapeba (Diapterus rhombeus), que é da mesma família Gerreidae do Carapicú, oferece aquela puxada que o pescador fica sempre esperando, podendo chegar ao dobro do tamanho do seu primo, ela chega aos 40cm e 1,3kg gosta de água quente, também possui a boca protrátil, que estende-se a frente em forma de tubo quando vai se alimentar, os grandes exemplares, andam geralmente em pequenos grupos ou solitários, por isso, na maioria das vezes que elas aparecem, pescamos um ou dois grandes dentro de uma pescaria, somente formam maiores grupos na época de reprodução. Portanto, um exemplar acima de 35cm já é um grande troféu dentro da espécie. 

Habitat: ambientes costeiros. Pode ser encontrado também em água salobra, lagoas e mangues.

Ocorrência: toda a costa brasileira.

Alimentação: algas e pequenos invertebrados.

Ameaças: poluição, destruição do habitat e pesca predatória.

Dicas: A pesca deve ser feita sobre o funda da areia ou cascalho. Use linha de 15lbs a 20lbs e anzol de 2 a 1/0, com material médio. Utilizar como isca filé de sardinha, camarão descascado, siri e lula.

Exemplar Capturado

Um comentário: