quarta-feira, 6 de junho de 2012

Peixes de Praia - Pampo


Pampo (Trachinotus Carolinus)
ou pampinho.


Características: Peixe de escamas com corpo alto, arredondado e comprimido. Os primeiros raios das nadadeiras dorsal e anal são alongados atingindo ou ultrapassando o pedúnculo caudal, dependendo da espécie. Coloração do dorso é azulada ou esverdeada e a do ventre prateada. Alcança 50 cm de comprimento e até 5 Kg de peso.

Iscas para Pampo: Camarão Morto Preferencialmente sem Casca em filés, CorruptoCamarão Vivo Tatuí , mexilhão sem casca.

Onde pescar Pampo: É encontrado em toda a costa brasileira, posicionando-se com maior freqüência em praias rasas, principalmente na espuma das ondas em maré crescente.

Curioso, porém se torna arisco a qualquer sinal de perigo e seus movimentos são rápidos e objetivos. Normalmente gosta de lugares rasos e batidos, embaixo da espuma e rampas de marisco. Raramente você encontra algum nadando no fundo. Sua carne é muito branca, saborosa e bem consistente, alguns o chamam de galinha do mar.


Técnicas de pesca: Deve-se utilizar um equipamento composto por uma vara de 3 a 4,2m de comprimento, um molinete ou carretilha com capacidade para armazenar 150m de linha com 0,25mm de diâmetro e anzóis com haste curta de tamanho 2/0 ou 3/0. A chumbada deve variar com a correnteza e distância do arremesso.
Tanto para a pesca de praia quanto para a pesca embarcada, deve-se utilizar como isca, a que mais fácil for encontrada na região (camarões , peixinhos, etc.), já que é a que o peixe está acostumado a comer sendo portanto a mais eficiente.

Dica: O formato arredondado do corpo, faz com que este peixe tenha muita força, promovendo grandes corridas quando fisgado. Equipamento regulado e perícia durante a briga, são as vantagens dos bons pescadores.
Os chicotes devem ser um pouco mais compridos e as pernadas maiores que 50cm (geralmente se usa somente uma), para que a isca fique mais longe do fundo, a meia água, onde os pampos costumam atacar com mais freqüência.

Melhor época: Nos meses mais quentes do ano: novembro, dezembro, janeiro e fevereiro.

Tamanho Comum nas Praias

3 comentários:

  1. Aqui em Florianópolis. pegamos muito na época da pesca da tainha, é o mês é frio.

    ResponderExcluir
  2. Eu pego esse peixe na praia da Pituba e amaralina

    ResponderExcluir
  3. Pego também barbudo corvina e galo na praia da Pituba e amaralina

    ResponderExcluir