quarta-feira, 11 de julho de 2012

Peixes de Praia - Carapicús


Carapicús (Eucinostomus melanopterus)
ou escrivão, riscador e cacundo.



Características: Quando planejamos uma pescaria, geralmente vamos atrás dos tipos de peixes preferidos, principalmente dos grandes exemplares como grandes pampos, robalos e corvinas.
Porém, tem dias que eles não aparecem e dependendo da praia que estivermos, podemos encontrar uma grande diversidade de espécies que também nos oferece uma boa briga e diversão.

É o caso do Carapicú (Eucinostomus melanopterus), origina-se do nome em tupi akará pukú também conhecido como escrivão na região sul do país, peixe prateado brigador com cerca de 15 a 20cm e com a boca protrátil, que estende-se a frente em forma de tubo quando vai se alimentar, anda em cardumes a meia água, por isso se encontrarmos o cardume a alegria é certa!

Ao arremessar o conjunto é deixar a linha bem esticada que se tiver o cardume por ali, começa a festa, pode ocorrer do cardume estar bem ativo, assim, muitas vezes não dá nem tempo de colocarmos o caniço na espera, se a pescaria estiver nessas condições, é arremessar e vir recolhendo lentamente.

Parente do carapicu-açu, a espécie é muito comum no litoral do Rio de Janeiro. Os exemplares da espécie são, geralmente, pequenos, que raro ultrapassam 12 a 13 cm de comprimento e peso superior a 80g. Têm o corpo alongado e um pouco comprimido, com o focinho curto e a boca pequena, em forma de ventosa. Os olhos são grandes em relação ao corpo, bem redondos e vivos. A nadadeira dorsal tem a parte superior denegrida, com dois a três acúleos maiores, e a anal uma parte espinhosa moderadamente desenvolvida. Ela apresenta o segundo acúleo muito forte. As nadadeiras peitorais são falcadas e as ventrais pequenas. A caudal é bifurcada, pequena e nua, com pedúnculo caudal estreito. A nadadeira dorsal se estende até próximo da caudal o que lhe proporciona maior estabilidade. As escamas são moderadas, ciclóides e brilhantes, com coloração prateada. Uma peculiaridade é a linha lateral bem visível ao longo do corpo, aparentando ser um peixe de máxima sensibilidade.

Hábitos:
 A espécie realiza suas funções naturais quando a temperatura da água está por volta de 20 ºC a 26 ºC, faixa de temperatura de conforto térmico. É dentro dela que os peixes conseguem se alimentar, reproduzir e se desenvolver normalmente

Curiosidades:
 Os caparapicus são onívoros, pois sua dieta é composta tanto de alimentos de origem vegetal como de origem animal, mesmo que eles tenham uma visível preferência por carnes. Os exemplares atingem a maturidade sexual antes dos 15 meses de idade e preferem águas tropicais para desovar.

Onde encontrar:
 Podem ser vistos na maioria das vezes no Nordeste, mas em alguns casos são encontrados no restante do litoral brasileiro, geralmente em águas costeiras, onde as estruturas de pedra se juntam com fundos de areia. Habitam águas tropicais e temperadas quentes e costumam ficar na superfície, agrupados em grandes cardumes, permanecendo perto da costa. A espécie tem preferência por lugares próximos a estuários, praias, costeiras, na coluna d'água, perto de fundos de areia e cascalhos menos turbulentos. Vivem em água abertas em torno de ilhas e baías, e é bastante comum encontrá-los em praias de areia.

Dica para pescá-lo:
 O carapicu, com sua bela cor prateado-brilhante, chama a atenção dos pescadores. Para pescá-lo, deve-se usar material leve e iscas de camarão ou mariscos em pequenos pedaços. Além disso, por ser de pequeno porte, pode ser usado como isca natural para a captura de peixes maiores.


 Exemplar Capturado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário