sábado, 4 de agosto de 2012

Caçada aos Espadas nas Balsas de Maricultores - Penha - SC


Fui convidado pelo meu vizinho Seu Nelson para uma pescaria nas Balsas de cultivo de mariscos em penha - SC, todo primeiro final de semana no mês ele faz a mesma aventura, especialista na pesca do peixe espada já passou por grandes pescarias no local, desde tempestades até a pescarias de encher a balsa com peixes.

Como sou um pescador oportunista, não podia perder a oportunidade. Saímos no sábado as 14:00h de Blumenau, as 15:30h já estávamos nos arrumando para o embarque, a travessia é feita pelo barqueiro Zé, como é conhecido, ele é responsável na Cooperativa de Maricultores  pela coordenação de pescadores nas Balsas nos períodos disponíveis para a pesca.

Vista do Barco.


O local tem cheiro de aventura, me senti embarcado no "Perola Negra" do filme da Disney "Piratas do Caribe", aquele cheiro de marisco misturado com "bosta" de gaivota era um espetáculo (terrível), mas como todo pescador é isto que tem graça, a aventura. Logo orientado pelo Seu Nelson me posicionei no melhor local da balsa para pesca, ele me explicou como era a ação das correntes, mudanças de maré, enrosco e outras dicas importantes.

Preparei minha tralha para uma pescaria "fundiada" de outros peixes até escurecer, coloquei um chicote com três pernadas com anzol pequeno iscados com camarão com casca e deixei correr até quase no fundo. Aguardamos um pouco, já notamos que não estava batendo muito peixe, um puxão, parecia peixe, mas nada veio para cima.

Lugar maravilhoso

Estréia do XT 6000

Logo ao entardecer chegou mais 4 pescadores, eram todos de Blumenau, inclusive um deles é vizinho de meu pai. Um senhor mais velho estava no sábado passado no mesmo local e capturou 40 espadas, o irmão dele que estava junto no dia mais 34, esta noite vai ser o bicho.

Belo entardecer

Porem o mar estava muito calmo, Seu Nelson pela sua experiência dizia que não estava bom.

A noite caiu, deu 8 horas, deu 9 horas,  nada de peixe, troca a isca, esquenta as barrinhas de "Leds"  vede, deu 10 horas e nada, nem um sinal. Comecei a observar a quantidade de manjuvas que estavam se amontoando debaixo de uma luz que colocamos, parecia que estava fervendo a água, vez o outra observava-se que algumas pulavam para fora da água abrindo um clarão. Eu e o seu Nelson ficamos observando e vimos algumas, como se diz entre os espadeiros, "Canivetes", pequenas espadas que não chegavam a mais de 50 centímetros.

Puxamos as varas que estavam com leds fundiados mais para a flor da água, algum tempo depois e o seu Nelson tirou um "Canivete" da água. Deveria ter 1 metro apenas, lembrando que este peixe chega a exemplares de até 3 metros.  Coloquei minha vara mais próximo do local e quase de imediatamente fisguei mais um "Canivetinho", briguei um pouco com ele e deixei que escapa-se, isto animou um pouco, os bichos estão vindo.

As 11h começou um vento e o mar começou a gerar ondas mais fortes, balançando toda a balsa, vento frio que vez colocarmos casacos e tocas. Finalmente a primeira fisgada nas boias com luminosos que estavam lançadas alguns metros da balsa, foi espetacular ver a imagem da boia com luminoso ser levada para o fundo, seu Nelson brigou um pouco com o bicho mas já foi dizendo - "Não é grande não". Era um espada de porte médio, não muito pequeno, não muito grande, como ele mesmo disse "uma faca".

Espada pequena.

Logo na sequencia minha boia começou a beliscar e foi levada para o fundo, dei duas fisgadas forte e fui trazendo o bicho que também não era muito grande, ao chegar próximo da balsa escapou. O vento parou e ao mesmo tempo os peixes pararam.

Os colegas que estavam na Balsa não pegaram nada, esqueci, um deles pegou uma morea fundiada, decidiram ir arrumando as coisas e irem embora, já era meia noite. Decidimos eu e o seu Nelson de tentar até as 2 horas da manhã, como disse - "Já perdemos a noite mesmo". Mas não teve jeito, as espadas não apareceram, arrumamos tudo e voltamos para casa.


Close do Bicho

Seu Nelson ficou desacorçoado, diz ele que já fez mais de 100 pescarias no local e pelo menos 10 espadas ele tirava, hoje realmente não estava para peixe, ele tinha notado já na chegada. Vou aguardar o próximo convite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário