quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Peixes de Praia - Peixe-Espada


O Peixe-espada (Trichiurus lepturus) é um peixe teleósteo, perciforme, da família dos triquiurídeos, das regiões tropicais e temperadas dosoceanos.
Chega a atingir até 3,5 m de comprimento, possuindo corpo alongado com a cabeça cônica e a cauda pontiaguda (semelhante a uma espada), bocaprognata com fortes dentes, nadadeira dorsal inteiriça e anal com espinhos. É muito encontrado no comércio e também na pesca esportiva.
Como o atum,o peixe-espada pertence ao grupo dos peixes azuis, que possuem maior quantidade de gordura ômega-3, parecida com a vegetal, de tão saudável. A carne deles também contém mais selênio do que a dos peixes brancos.
O espadarte é por vezes chamado erroneamente de peixe-espada.

Curiosidades

O género usado Aphanopus carbo, chamado "espada" é um peixe muito apreciado, onde é capturado e abundantemente consumido. São vários os pratos tradicionais que têm como ingrediente este peixe, sendo famoso o de peixe espada acompanhado por banana.
Este peixe existe justamente em aguas frias no oceano atlântico.
No período noturno, quando se aproxima mais de águas rasas, pode ferir pescadores que estejam manejando picares, isso ocorre mesmo com exemplares pequenos, pois saltam fora d’água, com a boca aberta; e assustar pescadores submarinos por serem atraídas pelo feixe de luz da lanterna e ficarem encarando o pescador, tornando-se inclusive um alvo fácil, após passado o susto(apesar de amedrontadoras, não atacam o mergulhador).


Pequeno exemplar capturado

Peixe brigador de primeira linha, sua principal isca é a sardinha, e a técnica mais usada, é a pesca noturna com boias luminosa. Deve-se tomar o cuidado de colocar empares de aço após os anzóis ou grateias, devido a possuir dentes muito afiados, sem os empates pode cortar a linha com facilidade.

Tamanho mínimo para captura: 70 cm

Como Pescar Peixe Espada com Bóia

Como a pesca na maioria das vezes deve ser realizada a noite onde a probabilidade de sucesso é bem maior, então você vai precisar usar uma bóia luminosa que pode ser de dois modelos, com LED ou com Luz Química, o melhor normalmente é utilizar a bóia com LED, esta bóia utiliza uma pilha CR2032 e fica acessa por horas também fica bem mais visível do que bóias com Luz Química, os famosos Star Light. Compre pelo menos duas bóias e leve pilhas reserva também no caso de algum imprevisto. Se você por acaso resolver tentar pescar peixe espada de dia então pode utilizar um bóia de isopor normal tamanho grande.

Além da bóia luminosa você vai precisar de chumbos oliva de 20 a 25 gramas, empate de aço de uns 10 a 15 cm, destorcedor e garatéias para poder preparar corretamente seu material para a pesca do peixe espada.



Equipamento para pesca de Espada



Um comentário:

  1. O Alumino existente no couro do peixe espada é prejudicial ou benéfico a saúde ? Existe alguma pesquisa a respeito ?

    ResponderExcluir