domingo, 19 de agosto de 2012

Pescando Bagre com Sabão

Estava ansioso a um bom tempo para experimentar uma nova isca para pesca de Jundiás e Bagres, o sabão. Isto mesmo, segundo Jeremy Wede (http://discoverybrasil.uol.com.br/web/monstrosdorio/) na áfrica pescam bagres com sabão. Mas nada de coisa especial não, segundo ele qualquer tipo de sabão, com perfume e tudo.

Lagoa com cara de bagre.

Fui ao pesque e pague Wesser  muito próximo a minha casa para fazer o teste. A intenção era uma pesca seletiva de bagres. Muito desconfiado para garantir levei um pedaço de Linguiça, para utilizar de isca.
Armei minhas três varas, a maior com um chicote de três pernadas iscados com cubos de sabão, outra com dois pedaços de linguiça e um sabão e por ultimo a menos apenas com linguiça.

O dia estava meio estranho com variação na pressão atmosférica constantes, estava difícil de pescar qualquer tipo de peixe. Mas como está é a realidade de qualquer pescador, vamos lá.
Na primeira hora nenhum movimento de peixe, até chuviscos cairão, fica frio, fica quente, após uma certa estabilidade alguns toque na vara com sabão, tenho certeza que era um bagre pelo puxão, mas não deu em nada. Após mais alguns minutos novamente mais algumas beliscadas, muito afoito não deixei o peixe evoluir com a isca e puxei, acho que esta faltou paciência. Após mais uma hora novas investidas um puxão na vara com linguiça e sabão, mas não continuou o trabalho e novamente na vara apenas com sabão.

Não consegui pegar nada, mas valeu a experiencia, parece que o sabão realmente atrai os bagres, talvez se fica-se mais um tempo na espera conseguiria alguma coisa. Minha esposa e filhas vieram me buscar, hora de ir para casa, se bem que estava na hora mesmo, inventei de tomar uma caipirinha que pegou forte, vamos testar na próxima.

Isca linguiça e sabão.

Tá na hora de voltar pra casa.


6 comentários:

  1. fiz o teste em dois diferentes rios da minha região em pesca de barranco,( rio chopim e rio Iguaçu) com 3 tipos distintos de sabão. sabão de óleo de frituras de carne, sabão com sebo bovino e sabão de álcool. sendo que apenas o sabão de frituras foi o que mais teve puxadas boas e corridas de linha, embora sem nenhuma fisgada, o sabão de sebo bovino teve apenas algumas roubadas de isca enquanto o sabão de álcool nem foi tocado.RESULTADO valeu a experiencia e que sirva como ponto de pesquisa para outros pescadores encontrarem métodos diferentes de pescar.

    ResponderExcluir
  2. Divonei, Obrigado pela contribuição.

    Fiz algumas experiencias e pesquisei sobre o assunto com outros pescadores de rio.
    Realmente a resposta de todos os que já fizeram o teste foi a mesma.

    O Sabão funciona. Mas pelo que parece tem que ser tomado o cuidado para não utilizar sabão industrial, quanto mais natural melhor. Acredito que este foi o principal resultado de sua experiencia.

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Fantástico... Vou pescar amanhã e já vou colocar hoje mesmo um sabão incrível q minha sogra faz... Amanhã conto como foi.

    ResponderExcluir
  4. E ai Alessandra Missio,funcionou?amanha tbm vou fazer o teste com sabão que minha sogra faz,mas vou contar se funcionou ou não,aguardem rs

    ResponderExcluir
  5. Vou experimentar hoje em um córrego depois falo como foi

    ResponderExcluir
  6. Tinha ouvido falar so dos grandes bagres eram atraidos pelo sabão

    ResponderExcluir