sábado, 11 de agosto de 2012

Pescando Tai-men - Pescaria de Trutas no Pesque e Pague e Truticultura Bertoldi - Gaspar - SC


Neste final de semana decidimos fazer uma aventura diferente, como em minhas caçadas em Urubici - SC não obtive sucesso em pescar o Tai-men como chama minha filha Gracyanne  as trutas, fomos conhecer o pesque e pague Bertoldi em Gaspar - SC (http://www.truticulturabertoldi.com.br/).

Placa na entrada da Rodovia sentido a Gaspar x Brusque

Claro que desta vez não poderia errar, após grande pesquisa na internet encontrei o lugar, e vejam só, não pelo pesque e pague mas em páginas sobre gastronomias. Também obtive recomendações da Dona Vera da Pousada Kirere-Ete (http://www.kiririete.com/) sobre a estrutura, qualidade e tranquilidade do local, segundo ela, é deste local que ela traz as trutas para o seu delicioso prato de Trutas com Nozes.

Saímos de Blumenau tranquilos e fomos em direção ao interior de Gaspar-SC, o acesso é tranquilo e fácil, bem sinalizado, embora ser estrada de chã, nada de buracos ou pedras, estrada rural bem estruturada. Entrei pela rodovia que leva a Brusque, na mesma entrada que leva ao Fazzenda Park Hotel Gaspar (http://www.fazzenda.com.br/), 9 km a dentro seguindo as placas.

O local é um cantinho abençoado por Deus, água tranquila correndo de um riacho preguiçoso, com uma ponte natural que leva ao Restaurante. Tudo muito limpo e caprichado, servindo comida caseira com rodízio de trutas (truta defumada, truta frita, com aspargos, no alho e olho, em nozes ) só isto já valeu a pena.

Tanque Princial

Mas como sou um pescador, não podia deixar que sentir os Tai-Men´s  brigando. Levei minha menor vara com micro-molinete, isquei com um Fly-Abelha e joguei no tanque, não necessitei aguardar muito para que uma delas ataca-se a isca. Parecem que estão sempre famintas, nadando frenéticas de um lado para o outro.

Que puchada ! Que bicho bravo ! Elas são muito esportivas, agora entendo por que os Americanos se matam em rios frios só para pegar uma delas. São escandalosas, saltando para fora da água, levando a linha de um lado para outro, brigando muito mesmo. Notei também que ela não se rendem, a primeira conseguiu abrir o grampo e levar minha isca. Pude ver depois uma truta nadando com um "price" na boca.

Novamente reforcei o empate de aço para com um grampo maior, coloquei uma isca com anzol maior e joguei na água. Algumas investidas e lá começa uma nova briga, pula para fora da água, vai de um lado para o outro e tiro o bicho da água, minha filha começa a gritar - "Cuidado para ele não te morder, cuidado". Ela realmente ficou impressionada com aquele episódio da 4o temporada da Série Monstro do Rio (http://discoverybrasil.uol.com.br/web/monstrosdorio/),  onde Jeremy Wede pesca na Mongólia e captura uma enorme espécie de Truta  o chamado Tai-men.

Primeiro Tai-men

Fotos, todos examinam o peixe que se debate e continua lutando mesmo dentro do balde. Realmente com um bicho tão brigão assim desportista como eu fica até com um peso na consciência em ter que sacrifica-lo, pois todo peixe pescado deve ser levado para casa, não sendo permitido a devolução para o tanque. Uma por que a truta se stressa muito e com certeza morre alguns minutos depois, mas o prior mesmo é que são muito sensíveis ao contato humano proliferando doença para todo o tanque e os demais exemplares sadios.

Truta muito saudável.

Pesquei mais duas delas e curti a briga com cada uma, algumas até me venciam e conseguiam se soltar. Peixe nobre e maravilhoso, alem de ser muito belo, as trutas do local eram bem padronizadas e sadias, de cor avermelhada muito ativas, dando segurança aos que pretendem consumi-las.

As meninas inspecionando o peixe.

Espero que minhas meninas comecem a gostar de truta, assim poderei ter o maravilhoso sacrifício de pesca-las de vez em quando.

Close do peixe.

Final de semana maravilhoso.

Vejam que bicho mais brigador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário