segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pescaria de Truta Inesperada. (Pouso Redondo - SC)


Neste final de semana saí com a família para uma passeio mais "zem", fomos para as Termas de Piratuba - SC. Lugar maravilhoso e tranquilo agraciado por um parque com piscinas hidrotermais, que diga-se de passagem as melhores termas do Brasil.  Pelo menos uma vez por ano fazemos uma viagem dessas.

Fomos no sábado com planos para retornarmos na segunda, peguei uma folguinha, arrumamos as malas e saímos,  foi toda a família incluindo minha filha mais velha Katiane.

 Vista da lagoa de trutas.

No retorno ao chegar no município de Pouso Redondo descendo a serra da Santa, logo após uma mineração de cascalho uma inesperada placa dizia "Pesque e Pague de Truta Arco Iris" (http://www.pousadapparcoiris.com.br/), não tive dúvida, só um km a dentro, fomos conhecer o lugar estávamos a passeio mesmo.

Como sempre segundo diz minha filha mais velha - "Não vai nos enfiar naquelas estradinhas de novo" - se referindo a Urubici - SC que andei 14 km por uma estrada de pedras para pescar trutas e não tinha trutas.  Mas a trajeto era curto, ao chegar no local deu para perceber a boa infraestrutura, aquilo sim era um pesqueiro de trutas.

Primeiro Tai-men

Que lugar bem estruturado, composto por vários chalés como pousada, restaurante, disponibilizando uma grande lagoa com trutas ao natural e acesso aos tanques de criação.
A lagoa para pescaria possui um quiosque sobre a lagoa, que permite tranquilidade aos que pensão em descansar após a briga com as danadas. Ao chegar fomos recebidos pelo Dono do Local que no entusiasmo esqueci até de perguntar o nome.

Belo Exemplar de 500g.

Arrumei minha pequena vara com o Fly Caipira com uma isca Abelha e joguei na água.Tão loco ela bate na água é puxada, uma das Trutas, sempre famintas, bate na isca. É incrível como são brigadoras, deixei o molinete de propósito com o freio destravado só para ver o Tai-men como diz minha filha Gracyanne puxar a linha toda em um balé de zigue e zague.

Tirei a primeira e o Senhor ofereceu para pescar mais algumas para dar pelo menos um kilo. Com  a veracidade das Trutas isto não demoraria muito. Novamente joguei a isca no centro da lagoa e assisti a festa da truta que quase imediatamente morde a isca, na briga com constantes saltos consegue se soltar.

Guri Bravo.

O que pude perceber era a qualidade das trutas, pela cor dava para ter certeza que era a Truta Arco-Iris, pois sua tonalidade azulada refletia na água durante a puxada.
Capturei mais três outros exemplares dando um total de 4 trutas, desta forma posso dizer que elas estão em um peso média de 500 gramas. A ultima truta foi uma das maiores, não saltou muito mas puxou a isca para o fundo da lagoa.

Briga com as Trutas

Filharada do Pescador.

Pretendo retornar com mais tempo apenas para realizar um passeio para pescaria. Mas valeu o "Teste Drive" das trutas Arco-Iris da Serra da Santa de Pouso Redondo - SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário