segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Versatilidade do Fly Caipira (vale tudo das iscas)

A melhor definição que escutei sobre o Fly Caipira é "que Fly Caipira é um tipo de Fly Fishing sem frescura".

Nada contra o Fly Fishing, na verdade acredito que é uma modalidade de pescaria muito glamorosa e técnica, onde pegar o peixe é mera consequência, o objetivo mesmo está na busca incessante pela imitação da natureza, iscas que engana até mesmo o ser humano, a graciosidade dos arremessos e assim por diante.
Todas essas qualidades são dispensáveis para o Fly Caipira, neste caso o objetivo é mesmo pegar peixes com iscas artificiais que não podem ser utilizadas em equipamento tradicional. A necessidade aparece quando você não é um pescador de Fly e necessita pescar peixes pequenos e não tem como arremessar iscas moscas secas que estes peixes preferem.

Tilápia no Fly Caipira.

Para isto com uma simples adaptação de uma boia de arremesso apropriada, um chicote apropriado para amarrar a isca já resolve o problema. Não podemos porem nos deixar levar apenas pelo nome Fly Caipira, exige da mesma forma técnica apropriada para tal, aprender a arremessar, o chicote possui técnica certa de confecção, bem como conjunto de vara e molinete com melhor qualidade para o trabalho.

Mas aonde quero chegar. O Fly Caipira possui também seu glamour particular, por ser uma modalidade que o objetivo é pegar mesmo o peixe, como iscas realmente vale tudo.
Peça para um Pescado de Fly-Fishing se ele concorda em colocar em seu equipamento uma isca do tipo "Porvinha" por exemplo, é uma ofensa para o equipamento, mas são exatamente este tipo de isca por exemplo que atraem com mais eficiência nossos amigos Lambaris.

Isca Porvinha.

Como o Fly Caipira é, digamos, menos exigente a criatividade e engenhosidade dos pescadores foi criando um verdadeiro arsenal de nossa opções, pequenos spinners e plugs minúsculos que acabam por atrair o peixe mais por imitar o movimento dos insetos do que por imitar a aparência.

Spinner Varregueira

É o caso deste pequeno spinner chamado popularmente de "Varregueira", de tão pequeno que somente utilizando técnica do Fly Caipira para arremessa-lo, sua funcionalidade é muito simples e na água emita bem uma mosca barregueira assustada batendo as assas desesperada na flor da água.

Spinner Lambari da Deconto.

Outro exemplo muito criativo é o Spinner Lambari do fabricante Brasileiro Deconto, na verdade é um Spinner semelhante ao anterior, só que seu funcionamento e simplicidade surpreende, o melhor de tudo isto mesmo é que os Lambaris e Saicangas adoram, muito produtivo e eficaz.

Isca Artificial Deconto Serelepe 6,5 gr
Serelepe da Deconto.

Não sou representante da Deconto, nem ganho honorários, mas temos que valorizar os produtos brasileiros.
O que poço fazer se o Fabricante é um especialista na modalidade. Pois bem a Serelepe da Deconto é uma espécie de Spinner que se assemelha a um pequeno peixinho. Muito funcional atrai com facilidade as Saicangas, pode ser regulado a possibilidade de enrosco em galhos no fundo e devido ao peso e com molinete e vara apropriado pode ser arremessado sem a boia de arremesso.

Ração Artificial

E para as Tilápias, que aceitam muito bem as mesmas iscas mencionadas, ainda possuem a versatilidade de ser utilizado as rações artificiais. Sua utilização é muito simples, joga-se ração na água e no local a isca artificial, as tilápias na bagunça e gulodice de pegar a ração na frente de suas adversarias acabam sendo fisgadas pelas iscas artificiais semelhantes a ração natural.

Vale a pena testar a eficiência de todas essas iscas que no mínimo são criativas.

Outras matérias sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário