sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Bateu Vento Sul valeu Parati Barbudo


Na ultima quarta recebi o seguinte e-mail de aviso do pessoal da Marina Bela Vista:

"Boletim Meteorológico
A passagem de uma frente fria deve começar a mudar o tempo na região de Piçarras a partir de hoje. Entre esta quarta e quinta-feira pode chover forte em alguns momentos com possibilidade de trovoadas e os ventos devem soprar com forte intensidade e rajadas do quadrante sul. Para o próximo feriado e final de semana a tendência é que os ventos continuem soprando com mais intensidade de sul a sudeste/leste. O mar também deve ficar muito agitado nos próximos dias gerando alerta para navegação.
Segue abaixo o Link para acessar o Portal da MBV:

Meu retorno foi o Seguinte: "Beleza vai bater Parati na Praia".
Com muita chuva em toda a quinta, não sabíamos se desceríamos para a praia no feriado, mas na sexta pela manhã ameaçou que ia limpar e minha esposa sugeriu para irmos.

Novamente caprichei no camarão, comprei um camarão sete barbas (Não sei se é realmente mas chamo assim) de tamanho bem grandes, muito frescos e parti para aventura. Desta vez meu pai iria acompanhar a pescaria, ele não possui muita experiência em pesca de praia, mas como eu, pode aprender.

Um dia de vento sul da praia.

Ao chegarmos na praia (Quilombo - Penha - SC) sentimos o vento forte e frio batendo na praia, somente via se algumas pessoas vez ou outra caminhando no calçadão. Meu pai logo já foi dizendo - "Vou pegar meu casaco no carro". Realmente estava ventando muito, o que me sugeria que poderia capturar alguns Paratis-Barbudos, este peixe geralmente vem a praia em dias de maré brava com ondas fortes.

Pampo Galhado.

Arrumei a tralha com de costume, descascando o camarão cortando em filés e arremessei minha vara de 1,40m, mal bateu na água,  fui ancorar o chumbo e já bateu um Pampo Galhado - É hoje que vai dar festa. Meu pai já foi logo dizendo, guarda ele para mim, vamos fazer um frito hoje. Para incentivá-lo a aprender a pescar na praia, mesmo contra meus princípios, decidi atender o pedido - Tá bom, hoje os grandes levamos para casa.

Ajudei meu pai no preparo da tralha e no arremesso, preparei minha vara maior de 2,40m com molinete XT4000, arremessei entre a primeira onda e a segunda e aguardei. Não demorou muito para uma batida frenética ser demonstrada na ponta da vara - É um Paratí. Comentei com meu pai ao iniciar o reboque. O Parati tem uma puxada bem variada, levando a linha de um lado para o outro, cabeceando forte e brigando até na espuma da onda.

Primeiro Paratí

Dito e feito era um Parati Barbudo de tamanho médio, muito sadio, me deu pena de lavar para casa mas meu velho realmente iria ficar bravo comigo, relutante tentei convencer  que o bicho cresceria mais uns 10 cm, mas não ouve acordo, meu amigo foi para a sacola.

Durante o reparo das iscas da vara que peguei o Paratí, observei que minha outra vara iniciou novamente o tradicional telegramas, quando o peixe fica beliscando a ponta da vara parece tremer, se estiver com ela na mão você sente como se estivessem passando um telegrama, é só esperar o momento certo e fisgar. Lá veio um pequeno Pampo, neste momento a família toda estava na praia, minha esposa com as meninas, minha mãe, minha irmã, minha filha mais velha com seu namorado, bati uma foto rápida do pequeno e fui logo dizendo: Este volta para casa, muito pequeno.

Este pequeno voltou para Casa.

Alguns minutos depois um Surfista decidi pegar onda bem em frente a nossas varas, não sou de criar problemas, mas com uma praia enorme será que não dá para ir para outro lugar, sendo que já estávamos antes ali e a praia toda estava com ondas?  Com nossa paciência toda aguardamos que o indivíduo tive-se bom senso, mas já era tarde, os peixes sumiram. Suspeito que o movimento de Surfista na água espante os peixes, devem considerar o movimento como uma ameaça, mas sempre observei que movimentos de barcos, surfistas, canoas, caiaques acabam com a pescaria.

Meu Pai concentrado na espera.

Ficamos na ventania por mais de 40 minutos, meu velho já dizia: É muito sacrifício por um peixe. E eu acalmava: Calma que eles já voltam. Até que novamente observei movimento em minha vara menor, peguei ela na mão e assim que observei o toque dei uma fisgada. Lá veio mais um Pampo Galhado, tamanho bom, foi rebocado rapidamente com nosso anseio para o retorno nos peixes. Meu pai já foi logo dizendo: Será que não vou pegar nem um?

Muito vento, tava bravo o negócio.

Belo Pampo Galhado.

Me dediquei a observar a vara dele e apoia-lo, tinha que fazer este homem pegar um peixe. Peixe tinha, só faltava pegar. Alguns minutos mais e consigo pegar mais um Paratí Barbado, sabia que o mar desta vez estava para Paratí.

Continuei observando a vara do meu pai, ele estava muito ansioso, já empunhava a vara tentando sentir o peixe. Então observei o telegrama tradicional de ponta de vara e falei - Pegou? Tá puxando. Meu pai deu uma fisgada e finalmente sentiu o bicho doido bater na linha, foi puxando e trabalhando a vara, quando viu o peixe na espuma fez festa, depois o comentário - Nossa!!! Parecia um monstro e é tão pequeno! Era um Parati menor, mas como tinha dito anteriormente o Parati dá uma batida meia doida. O homem agora podia ir embora que já tinha pegado um.

Olha a festa dele.

Me convidou para irmos embora, mas eu disse que ia ficar mais uns 40 minutos ainda, estava escurecendo e queria tentar alguns Robalos. Ele então ficou mais um pouco.

Mas o vento estava de rachar, tinha que ficar com a vara na mão para perceber o peixe. Peguei minha vara maior de 2,40 e fiquei sentindo até que após umas beliscadas peguei mais um Pampo Galhado, tamanho médio. Podíamos ir para casa, já tínhamos um frito, 3 Paratis, 3 Pampo.

Ultimo Pampo da Pescaria.

"Eta pescadão de Parati - Barbado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário