terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pescaria de Praia - Dicas de um Pescador - 1o Parte

Muitas pessoas me perguntam dicas para pesca de praia. Atendendo estes pedidos e como no ultimo final de semana não deu para dar uma pescadinha, vou passar algumas dicas sobre esta modalidade tão praticada e ao mesmo tempo não conhecida.

Estou longe de ser um especialista no assunto, mas sou um pescador com certo sucesso na modalidade valendo a pena ser escutado.

Minha Primeira Dica é sobre uma pergunta sempre feita - Onde está o peixe na praia?

Começo a responder a pergunta fazendo uma analogia com pesca de rio, geralmente os pescadores experientes olham para um remanso, curva de rio com água parada e calma e diz que ali tem cara de ter muito peixe. Na verdade tem mesmo, muitos não sabem explicar o por que mas somente sabem que nestes locais depois de muitos testes aprendeu ter mais possibilidade de capturas. O fato é que em remansos como dito, existem depósitos de alimentos trazidos pela corrente do rio, resto de comida, insetos, animais mortos são depositadas nestes remansos sem continuar a viagem pelo rio a fora.

Remanso no rio

Por este motivo peixes menores ficam nestes locais aguardando comida, peixe maiores vez o outra vão a este local capturar suas presas e o pescador por sua vez vai atrás destes peixes em um processo natural de captura.

Na praia é a mesma coisa, não é só jogar a isca na água e aguardar, existe da mesma forma a mesma lógica, se não fosse por procura de comida o que levaria um peixe a frequentar uma praia? Pegar sol, tomar cerveja e olhar as meninas é que não é.

Os peixes procuram as praias devido a possuírem constantes deposito de comida trazida pelas ondas. Isto mesmo, as ondas suspendem estes petiscos fazendo com que os peixes se depositem  a margem da praia, seguindo este raciocínio, os peixes procuram estar atrás da arrebentação de cada onda, pois após ela passar levantará comida.

Uma vara para cada posição de arrebentação

Assim os peixes menores preferem ficar na proteção da primeira onda que arrebenta sobre a areia, chamada espuma da onda. Peixes predadores destes pequenos ficam aguardando na segunda barreira de ondas e por sua vez os maiores que vem do mar aberto aguardam nas ultimas ondas (da praia para o mar aberto).

Vai minha dica, para uma produtividade maior, colocar anzóis menores com chumbo leve e material leve na espuninha da onda, neste local para pegar um peixe grande é muito difícil.
Anzóis um pouco maiores, com material médio para ser arremessado logo depois da arrebentação. 
Neste local encontra-se a maioria dos peixes pescados nas praias.
E não custa nada deixar uma vara maior com anzóis grandes preparada para pegar os grandes, sendo posicionada o mais profundo possível.

Estou longe de ser um cientista, mas utilizando esta dica, digamos, estudada, você verá que suas chances de capturas aumentaram potencialmente.

Peixe da segunda arrebentação

Segunda Dica: Utilize sempre iscas frescas, se for camarão melhor que seja descascado e somente tenha sido refrigerado.

Me diga uma coisa, se você for fazer uma comida japonesa com peixe cru,  você utiliza peixe congelado ou peixe fresco? Outra pergunta, se for para escolher entre uma fruta descascada e outra para descascar qual você dará preferência?

Tirando a oposição, todos nós preferimos alimento fresco e descascado.
O peixe tem a mesma tendência natural. É visivelmente observável a diferença entre uma pescaria com iscas frescas e outra com iscas velhas.

Camarão Fresco e Descascado.

Meu caro, se você quer pescar não se mixe por alguns reais a mais e compre um camarão descente, aquele que você teria vontade de comer só de olhar. O resultado é capturar peixes proporcional a qualidade da isca.

Também não boto muita fé nos elásticos de amarração, é uma falsa ilusão de aproveitamento de isca. Se a isca ficar muito tempo dentro da água, perde suas propriedades, se for camarão mesmo  depois de certo tempo vira uma esponja provavelmente sem sabor (nunca experimentei) mas assim que trocamos, lá vem o comentário - Nossa foi na caída. Caída nada, o peixe estava o tempo todo lá só esperando algo que lhe atraísse.

Não colocando o elástico, a onda se encarrega de tirar a isca que não está boa para o peixe o que força também olharmos com mais frequência como estão a varas aumentando com isto a chance de captura.

Maravilha Pura.

Um comentário:

  1. Legal, muito interessante o post.
    Deixe-me perguntar, onde comprou essas varas?
    Compra itens de pesca online? O que acha dessa loja? http://www.tucunarepesca.com.br/

    ResponderExcluir