sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dicas de um Pescador - Pescaria de Praia - 2o Parte


Continuando minhas dicas de pesca de praia como prometido, disponibilizo hoje mais duas dicas desta modalidade de pesca. Novamente quero aqui deixar claro que não sou um especialista, digamos  sou um pescador que possui muito sucessos e resultados na modalidade. Quero aqui dar dicas do meu jeito de pescar sem querer dizer o que está certo ou errado, somente o que para mim faz diferença.

Terceira Dica : Anzol, como prende-lo na linha.

O anzol é peça fundamental no processo de captura do peixe, é através dele que o peixe é preso a linha até ser trazido para a praia. Tudo começa simplesmente na maneira como você o fixa na linha, como você liga o anzol na linha. Existem vários nós, formas de amarrar mas a que mais utilizo por uma questão de praticidade é mesmo fixa-lo através de uma pernada de linha, prefiro compra em lojas de pescas chicotes com três pernadas de linha de monofilamento (nailon) pronta de 40mm, esses chicotes possuem em cada pernada uma espera como um nó de forca, passo esta pernada pela frente do anzol.

A frente do anzol é o lado do gancho, simplesmente passo a linha dupla (como forca) pela frente do anzol e puxo pelas costas do anzol até o gancho de maneira a formar um laço.
Não quero me ater na forma de amarrar ou colocar o anzol, meu objetivo aqui é dar a dica de que o anzol deve ser sempre amarrado pela frente (lado do gancho) não pelas costas. Este simples detalhe faz toda a diferença na captura do peixe, praticamente passa de muito difícil de fisgar para muito difícil de escapar. 

Faça o teste para ver quais das duas formas fixa mais o anzol.
Parece obvio, mas muita gente não sabe disto e não consegue responder o por que algumas vezes quando o peixe mexe na linha não se consegue fisga-lo.

Quarta Dica: Linha a ser utilizada na pesca de praia.

Falando sinceramente, utilizo uma única linha contínua, sem o tal de arranque, linha intermediária e linha de base. Encontro muita gente que diz que deve-se no caso colocar uma linha de 10m para arranque mais grossa, no caso 60mm, depois uma intermediária de aproximada 30m de 45mm preenchendo a base do molinete com 100m de linha 30mm ou 20mm. Desta forma seria coloca 100m de linha 30mm, emendada com 20m de linha 45mm, que por sua fez é emendada a em 10m de linha 60mm.

Não faço nada disto, gosto de colocar linha 50mm ou 43mm em todo o molinete e pronto. Engato diretamente no chicote e vamos a briga. Simples assim, o fato é que dizem que linha muito grossa é levada pelas ondas, pelo vento e que atrapalha na sensibilidade da pescaria.
Já pesquei e até gosto de pescar com linha 60mm e não vejo qualquer prejuízo de desempenho, pelo contrário em alguns casos se não tive-se uma linha reforçada não teria sentido a tranquilidade de brigar com o peixe. Gosto muito de utilizar linhas da marca Raiglon de cor branca, a marca possui espeçaras intermediárias como 0,33mm e 0,435mm, alem de serem resistentes e eficientes. 

O que faço é manter a linha sempre reta e esticada  de maneira a ficar em angulo de 90 graus em relação a onda. Contra o vento lanço a linha em favor do vendo, se estiver lateral, lanço em sentido lateral a praia deixando-a da mesma forma esticada.

Até gosto que a vara trabalhe com a onda, assim evita-se enganos, pois a diferença de peixe e onda ficam muito mais evidentes. Volto a repetir, esta é minha forma de pescar, simples e do qual obtive melhor resultados. Fica livre quem quer testar a forma de linha escalonada que mencionei no início, pois na verdade o que importa mesmo é pegar o peixe.

Linha mais forte para grandes peixes.


Veja Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário