segunda-feira, 3 de junho de 2013

Peixes de Praia - UBARANA RATO

UBARANA RATO (Albula vulpes)

Nome científico: Albula vulpes
Família: Albulidae
Nomes populares: Banana, Bonefish, Parati.

Características: é um dos peixes mais procurados do mundo pelos pescadores esportivos, devido à sua força descomunal. Muitos, inclusive, afirmam que são os peixes de maior relação força/peso. Boca bastante afilada, inferior, o que lhe rendeu este nome, as ubaranas rato podem atingir um 1 m de comprimento e quase 10 Kg. Corpo delgado, fusiforme, comprimido. Focinho cônico, estendendo-se sobre a boca, cartilaginoso  e  pontiagudo.  Ventre liso, sem escamas.


Coloração: Prateada, tendendo parao azul-esverdeado, com nadadeiras dorsal e caudal mais escurecidas, tendendo para o cinza-chumbo.
Habitat: águas rasas estuarinas, mangues e bocas de rios. Tolera águas com baixo teor de oxigênio. 

Ocorrência:  Litoral norte e nordeste do Brasil. 

Hábitos:  Nadam em águas tão rasas que muitas vezes as pontas de suas nadadeiras ficam à mostra. Peixe muito arisco. Formam grupos de até 100 indivíduos.

Alimentação: Fauna bentônica de crustáceos, moluscos e pequenos peixes.
Reprodução - maturidade sexual é alcançada aos 2 anos. 

Predadores: Naturais - tubarões e barracuda.
Ameaças pesca predatória, poluição e destruição do habitat. 

Pessoalmente os exemplares que capturei em praia não passavam de 30 cm, mas são peixes que brigam muito até estar em mão. Vale lembrar que é um peixe sensível, deve-se esperar recuperar o folego antes de soltar na onda.

Outra dica interessante, este peixe somente apareceu em minhas capturas utilizando como isca as minhocas da areia, nenhuma ocorrência utilizando camarão, marisco da areia, tatuíra ou corrupto.

Pequeno Ubarana Rato.

3 comentários:

  1. Peguei um desses hoje, uns 25 cm comprim. Realmente um peixe que briga muito, voraz, coloquei dentro de um balde com água e ele jogou muita água pra fora. Vlw.

    ResponderExcluir
  2. Pequei um com 1 metrô e 3,800. Tenho fotos dela

    ResponderExcluir