domingo, 1 de setembro de 2013

Pescaria em Barra Velha.

A algum tempo estava querendo ir até Barra Velha e pescar no braço de areia da saída do rio itapocú. Aproveitei que amanhã é feriado e mesmo com chuva saí de casa na expectativa de pescar assim que o tempo desse uma trégua.

Praia totalmente vazia
Minha esposa e as meninas toparam ir junto com a ideia de se caso fosse, me deixar na praia e ir até o centro de  Barra Velha tomar um sorvete.

Para minha alegria quando chegamos em Piçarras, por incrível que pareça , não estava chovendo, observava-se ao redor a chuva mas por ali o tempo parecia estável.

Sabia que a constante queda de pressão estaria me prejudicando na pescaria, mas mesmo assim não vou perder a chance. Neste local segundo indicações é local para pegar peixes maiores pois é uma praia de mar aberto, sem balneários ou enseadas para proteção. Realmente as ondas são fortes e constantes, outra observação é a quantidade de madeira e plantas que são trazidas para praia e que são despejadas pelo rio Itapocú no mar.

Praia totalmente vazia, sabe aquela impressão que aquele marzão está a disposição apenas para você? Estacionei meu carro logo ao lado da praia onde dava para vê-lo, as meninas decidiram ficar um pouco no carro pois ventava um pouco.

Carro estacionado próximo da praia

Joguei a primeira linha as 14:00h e durante quase 2 horas nenhum sinal de peixe, o camarão chegava a ficar esponjoso, comecei a ficar preocupado e achar que o camarão não era bom. Na verdade a isca não era muito boa, peguei em uma peixaria no caminho e estava congelada. Lembra da minha dica - Somente utilize isca que você estaria disposto a comer; e realmente, este camarão eu não estaria disposto em coloca-lo na panela.

Por volta das 16:00h parou um carro próximo de nós (alem dos constantes carros que passavam para visitar a saída do Itapocú que é muito bonita). Um pescador foi chegando de mancinho e puxou conversa, o nome dele é Daniel, iniciou com a tradicional pergunta - E ai, pegou alguma coisa? Ele estava tentando alguma coisa um pouco antes de nós, e da mesma forma estava com a família no carro acompanhando sua pescaria. Conversamos um pouco e ele decidiu montar sua tralha próximo de mim e continuarmos com o pago (Assunto de pescador sempre é pescaria, dicas, peixes...).

Betara de tamanho bom

Bela Betara
Papo vai, papo vem e finalmente uma fisgada vigorosa na minha Super Cast, peguei a vara e fisguei com vontade, uma Betara de tamanho considerável veio bater algumas fotos. O bicho até que rendou alguma resistência e se não fosse o movimento de um lado para o outro acharia que fosse um enrosco.
Tirei as fotos e ofereci se o Daniel não queria ficar com o peixe, já que era grande, ele aceitou. Mas algum tempo e bateu peixe na vara maior do Daniel, ele saiu correndo pegou a vara e colocou vontade na fisgada, trouxe a linha para a margem e nada. Ficamos nos perguntando, mas era peixe, ele observou e notou que a segunda pernada foi arrebentada. Pena, provavelmente era outra Betara de tamanho grande, mas por algum motivo soltou o engate da linha do arranque.

Após esta emoção ao longe começou a relampear e a chuva a se aproximar, hora de arrumar toda a tralha e se retirar, já erram 17:00 horas. Minha esposa e as meninas não ficaram tão entediadas por iniciar uma conversa com a esposa do Daniel.


Tudo certo e voltei para casa com mais algumas estórias para contar. Quero retornar mais no verão com tempo bom, esta praia tem cara de muito peixe.

2 comentários:

  1. E aí Adriano, só hoje me lembrei de achar seu blog, muito legal de verdade, amanhã dia(06/09/13) to querendo ir pescar uns espadas, se tiver tempo fica o convite. Ah a betara tava muito boa, meus parabéns pelo blog! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir