domingo, 26 de maio de 2013

Revanche do Camarão Certo - Praia do Quilombo - Penha - SC

Uma coisa que me deixa encucado é quando fico frustado com alguma coisa, estava louco para pegar um Pampo na Versus 3900 TS que não pude esperar. Enquanto a família tinha outros compromissos, foram dar uma volta em piçarras, pedi para minha esposa passar na peixaria de sempre e compra o camarão que ela mais sentisse vontade de comer.

Sem vento o mar estava muito calmo mas a maré estava cheia.

Me antecipei e fui para a praia, pretendia iniciar a pescaria com os marisco da areia.
Mal armei as varas e minha esposa salvadora da pátria chegou com a isca.
Até comentei: - Pode demorar tá.

Iniciei a pescaria agora sim com um camarão descente, daqueles que você tem vontade de comer cru mesmo (Para os que gostam de comida japonesa).
Logo de inicio senti a diferença da isca, algumas beliscadas, na Versus dava para ver até mesmo o mais sutil toque, com sua potencia conseguia arremessar atrás da segunda bateria de ondas, como o vendo tinha parado ela ficava imóvel, dando para ver o peixe "apalpar" a isca. (Digo ver pois fico olhando a ponta de vara se mexer).

Não deu outra logo fisguei a primeira Betara um pouco maior do que a da manhã.
O mar estava com a maré bem cheia, isto faz com que as Betaras aproveitem para explorar locais mais a dentro da praia.
Tinha uma bateria de pescadores na praia, uma dupla atrapalhada, que trocou linha na praia um deles chegando até a embaçar o molinete no chão, é pescar uma vez por ano dá nisto e a culpa é do equipamento que dá cabeleira. E um senho me parecendo mais experiente com uma vara maior e uma menor como eu.
Todos olharam para mim soltando a Betara com um ódio no olhar, me divirto com estas coisas.

Então minha família retornou já era por volta das 17:00 horas e tinha iniciado as 15:00h, ficando somente da Betara e algumas perdidas de puxada. Até que minha SuperCast velhinha não me deixou na mão e fisguei um Pampo valente, realmente eu gosto muito deste peixe, eles possuem presença, mandam ver na vara, fui rebocando e todos puderam ver o bicho surfar na onda de um lado para outro.
O que me deixa ainda mais feliz é no momento da soltura, geralmente eles saem em disparada para dentro da onda, como se dando pinotes de alegria.

Minha esposa já comentou, viu só como damos sorte. É não sabe ela que foi mesmo o camarão que ela tinha comprado, de ótima qualidade. Então o frio bateu e as meninas queriam voltar para casa, minha esposa se antecipou e retornou com elas.

Fiquei mais um pouco e valeu a pena uma nova Betara agora maior. Meus companheiros que observavam mais adiante pelo tanto que olhavam parece que não tinham pegado nada e a Betara até que não era das menores.  Tiramos as fotos e deixei que se recupera-se para solta-la.

Fina de tarde muito linda.

Na volta para minha tristeza me deparei com o resultado de um desses pescadores predadores, um pelo Pampo jogado no "Golfinho Chuveiro" do causadão. Gente, mas o por que esta criatura "Racional" como é dita, não soltou este peixe. Quando um pescador vem para a praia com a esperança de pescar uma fritada descomunal de peixe, deve estar muito confiante em sí na esperança de conseguir realizar este fato. Não se iluda, pescaria de praia não passa de no máximo 10 a 8 peixes e que se tiver sorte terão tamanho médio. Ou você vai colecionando e congelando para fazer um frito ou você nem leva para casa.

A ultima Betara do final de semana.

O triste fato que tenho certeza que ocorre é que a maioria leva dois ou três peixes para casa, fica com preguiça de limpar e acaba jogando no lixo, o prior de tudo é que se perguntar ele responderá que gosta de pescar, não seja ignorante você gosta mesmo é de depredar.
Fica aqui meu desabafo, por que também recolhi a linha que o "Coitado" tirou do molinete e deixou na areia.

Resultado da Pescaria: 2 Betares, 1 Pampo, e um pouco de raiva com a falta de respeito de alguns ditos "Pescadores".

Isca tem Influencia na Pesca - Pescaria Praia do Quilimbo - SC

Dizer que a isca não tem influencia na pesca é um assunto que posso dizer com toda certeza que tem.
Dado a utilização de todas minhas minhocas da areia no dia anterior, no domingo pela manhã no desespero parei em uma peixaria no caminho e comprei camarão. O balconista perguntou : - É para pescar ?, respondi - Sim, e lá veio o dito camarão congelado.

Ondas Fortes e tempo fechando

Lembram de minha dica a algumas postagens atrás que comentei que utilize isca que você tenha vontade de comer. Olha o meu camarão estava mesmo com cara de rejeitado, sabe a sobra do ensacamento que a peixaria não pode vender, pois é, realmente é esta isca que você utiliza.

Uma Beterinha veio salvar a pátria

O resultado foi péssimo, tirando o vento que atrapalhava um pouco mas isto é uma questão de pedícia do pescador em identificar o peixe e diferencia-lo do vento, o mar estava com cara de Parati-Barbado, tempo fechado sem chuva, ondas fortes .
Fiquei a manhã toda tentando, vez ou outra passava um sabido que não pesca e dizia, - Pegou alguma coisa? respondia: - Não hoje está difícil. e o intendido respondia: - Interessante, hoje a lua tá boa. Não tenho nada contra este senso comum de dizer sobre a lua cheia, para mim já está mais do que provado que não tem influencia nenhuma, mas isto comento outra hora.

Volta para o Marzão ficar maior

A falta de meu desempenho estava exclusivamente com a isca, camarão congelado e ainda feito, não tem lua que ajude. Já estava na hora de voltar para casa e nada, sabia que a maré estava crescente o que me ajudaria com as Betaras que por natureza não são tão exigentes.
Deixei um pouco frouxa a linha dos molinetes e então após mais alguns minutos uma Graciosa Betara veio salvar minha invictabilidade.

Minha Esposa tirou a foto, coloquei-a na água, esperei se recuperar e voltei para o almoço.
Resultado da Pescaria: Pescador 1 X Isca 1000.

sábado, 25 de maio de 2013

Pescaria na Praia da Saudade em Penha - SC

Hoje realizei dois desejas de algum tempo, pescar na praia da Saudade em Penha - SC. Esta a algum tempo venho pensando em pescar nesta praia e verificar as espécies de peixes disponíveis.

Praia da Saudade - Penha - SC

E outra estrear minha nova vara de pesca de arremesso a Versus 3900 T-Surf da Mariners Sport. Meu genro esteve na Argentina e Paraguay e trouxe ela de presente para mim. A Versus é telescópica e de carbono o que proporciona uma vara extremamente leve e resistente de ação lenta torna a sensibilidade muito maior de ponta de vara. Como molinete um XT4000 também da Marines, carretel com linha 30mm com arranque de linha 50mm de 10 metros.

Iniciei minha pescaria por volta das 16:00h estava meio frio e ventando um pouco mas devido a região protegida por duas montanhas o vento não atrapalhava. O local era somente eu a praia, as gaivotas e as ondas, nenhuma alma viva, via-se vez ou outra transitar carros de moradores locais, mas na praia ninguém.

Levei como isca as minhocas de arreia que tinha guardado da pescaria anterior. Para acompanhar a pescaria minha velha vara de 18 anos a Super Cast de 2,3m apoiadas nos assistentes (Cano de PVC).

A ação começou cedo, alguns minutos depois do arremesso já pude perceber o movimento de ponta de vara na Versus. Fisguei e trouxe o primeiro capturado, um Parati médio para a espécie.
O negócio promete na vara parece um monstro de peixe isto torna muito mais emocionante a pescaria.

Logo depois no arremesso posterior trouxe uma pequena cocoroca que com uma vara mais dura realmente seria difícil de fisgar. Com a vara leve de ação lenta dá para perceber pequenos peixes beliscar a isca, fisguei e trouxe uma pequena cocoroca pela barriga.
Agora me senti um verdadeiro pescador, o negócio é fisgar o peixe e não deixar o peixe se fisgar.

Assim foi com mais uma cocoroca e um pequeno parati barbado.
Até que em um arremesso me deu a impressão de ter pego o maior peixe de minha vida, como a onda estava limpa deu para ver o Pampo surfando da onda até ser trazido para a areia. Realmente gostei da vara, muito bom mesmo, tirei foto de meu amiguinho que estava muito valente, voltou a toda para dentro do marzão.

Para finalizar tirei mais um Parati Barbado já de tamanho bom.
Resultado da Pescaria 4 Cocorocas, 1 Parati, 2 Paratis Barbados e um Pampo.
Vesus 6 X SuperCast 2. Foi uma ótima amostra do potencial deste equipamento.

 

 


Da praia só tenho a comentar - Olhem as fotos, sem palavras.

Lua cheia no final de tarde.

domingo, 19 de maio de 2013

Chuva, Frio e nada de Saicangas

O tempo no sul nos últimos dias não estava com cara de muita conversa, com chuvisco constante e pancadas de chuva a todo momento estava bom mesmo para pegar uma coberta, comer pipoca e assistir um bom filme.

Rio com água muito clara.

Mas não resisti, devido ao sucesso do final de semana anterior acabei retornando para no Rio Encano para brincar com as Saicangas. Isto se elas saíram de casa, pois realmente estava bravo o negócio.

A água quando cheguei estava muito limpa, dava para ver tranquilamente a profundidade de 1 metro, mas logo começou a chover e tive que aguardar um pouco.
Realmente depois de alguns arremessos pude perceber que os peixes não estavam muito a fim de petiscar.
Iniciei com algumas de minhas iscas para Saicangas e obtive alguns ataques.

A isca que mais se destacou foi a Bomber Flat A, devido a cor clara com a água clara deu realmente resultado. Pude observar algumas Saicangas em perseguição mas não obtive captura. Logo fui atrapalhado por outras pancadas de chuva. Realmente para pesca com artificial o barulho da chuva  atrapalha a percepção do peixe.

Aproveitei para testar outras de minhas iscas, uma que costumo utilizar com Saicangas e dar resultado é a Faike Baits F possui um bom movimento nas corredeiras.
A Strike Pro articulada no final de semana passado foi o sucesso, ela trabalha muito bem ao fundo com um movimento de peixe com dificuldade.

Fake Baits F


Obtive mais alguns ataques de lambaris no meu Fly Caipira com um mosquinha e foi só.
O frio estava doido com o casaco todo molhado, voltei para casa somente com as imagens.

Strike Pro

A chuva atrapalho meus planos



domingo, 12 de maio de 2013

Dias das mães, dia das Saicangas

Hoje dia das mamães quero parabenizar todas as mães, principalmente as que estão em minha vida, minha mãe querida e minha esposa companheira para todas as horas.

No final da tarde depois de almoço e café sobrou um tempinho para mim matar a saudade dos lambaris, este final de ano nem deu tempo de visita-los. Peguei minha pequena vara com micro molinete, minha caixa de iscas para lambari e me mandei para o Rio Encano em Indaial - SC.

A água esta extremamente limpa, praticamente transparente, sou agraciado por Deus por ainda poder desfrutar de um lugar como este. Comecei com a spinner lambari da Deconto, com o rio limpo coloquei uma clara, uma de cor laranja e já nos primeiros arremessos pude perceber que os lambaris já tentaram ataca-la.

Mas ficou só nisto, então mudei para algumas mosquinhas que adquiri, são muito pequenas e na água confesso que até eu me confundo. Fiz alguns arremessos e a perseguição foi maior, capturar um danadinho seria questão de tempo. Mudei a posição de arremessos e finalmente um danado foi fisgado, um lambari de tamanho bom, aqui no rio Encano possui a espécie de rabo vermelho, pessoalmente considero ela mais agressiva que o lambari relógio.

Rio com Água Clara.

Continuei os arremessos e pude perceber a perseguição de uma saicanga na isca, imediatamente troquei a isca para uma maior, coloquei uma porvinha grande de cor vermelha. Quase que imediatamente no meu arremesso as saicangas responderam com vários ataques mas sem sucesso de captura.

Primeiro Lambari Corajoso

Tirei o Fly Caipira e coloque minha matadora de Saicanga um a pequenina articulada que parece um sapinho. No mesmo arremesso obtive vários ataques e no segundo arremesso trouxe a primeira Saicanga, muito brava e sadia.

Saicanga muito brava

Depois deste momento foi vários ataques e capturas, com variações de superfície e agressividade. As Saicangas são peixes muito agressivos atacam com velocidade a presa o que dá uma sensação emocionante na pegada. Pude presenciar uma enorme Saicanga bater, fisguei mas ela deu um salto e se soltou.

Panorama do Paraíso

Matei a Saudade deste peixe que pessoalmente tenho grande estima, foi um destes peixes que me iniciou na pesca com iscas artificiais no mesmo rio que pesco hoje.

Resultado da pescaria 5 Saicangas e um Lambari, com mais de 10 ataques sem captura, ótima pescaria.

Olha não tive 2 horas de pescaria e sinceramente fazia algum tempo que não recebia tantos ataques. Geralmente as saicangas aparecem em meio aos Lambaris, mas em pouca quantidade. Hoje parecia que o cardume todo do rio estava ali para brincar comigo, muito obrigado Deus "Anhamnham" (Deus africado dos peixes).

Pena que a maior não consegui capturar, acho que seria meu record em tamanho.


Maravilha de Saicanga.

sábado, 4 de maio de 2013

Com vento sul até os peixes ficaram com frio.


Mais uma vez estive pescando nas barcaças dos maricultores na praia do trapiche em Penha - SC. Saiu eu o Sr.Nelson de Blumenau com 31oC, chegamos em Penha por volta das 15:00h com 26oC, as 16:00 horas já estávamos na barcaça com 13oC no vento, sensação térmica de - 1000oC, batendo vento sul com muita força, tivemos que improvisar com uma lona uma proteção, caso contrário não dava para ficar na barcaça.
As ondas batiam forte em um dos lados da barcaça deixando-a encharcada, do outro estava a lona estendida que mais parecia uma vela de barco. O vento e as ondas eram tantas que jogavam pedaços de conchas e alga para cima da barcaça.

Vento de deixar até o Sol com frio

É cantei a bola para o Sr. Nelson - "Hoje vai ser difícil".
Nem um sinal de peixe, acho que até eles estavam com frio. O Sr. Nelson por volta das 17:00h começou a pegar alguns bagres, isto era sinal de pouco peixe, pois geralmente os bagres batem onde não tem nenhuma ameaça.

Consegui por volta das 18:30h tirar uma pequena espada, perdida e doida tinha não mais que 60 cm, retirei a garateia com cuidado e devolvi para desenvolver mais alguns metros e voltar.
Sr. Nelson ficou nos bagres, já tinha tirado três de tamanho bom, eu pessoalmente devolveria, mas o Sr. Nelson, pescador das antigas não desperdiça nada, leva tudo.

Novamente consegui pegar mais uma espada, já era por volta das 20:00h, esta já tinha mais de 75cm. Quase que imediatamente o Sr.Nelson pega uma com a fisga, mascando as iscas sem nenhuma ação. Minha boia que estava lançada mais adiante deu sinal também, dei uma boa fisgada e comecei a rebocar o peixe, sem mais nem menos o bicho parou, pensei ter escapado, mas era outro canivete, nossa esta deveria ter a metade do tamanho da primeira, retirei com cuidado e devolvi para o marzão, até agradeci pela ação, pois tava difícil.

Novamente saiu mais um Bagre, que até deu certo trabalho para tirar, quase que Sr. Nelson leva uma fisgada. Por volta das 22:00h tirei mais uma espada de 75cm e ficou nisto, vento batendo, frio que até os charutos semi congelados pareciam quentinhos.

Só dava para pescar de um lado da barcaça.

Tinha uma camisa de lã esquecida provavelmente pela pescaria do dia anterior, mesmo com três camisas de manga longa o Sr.Nelson colocou ela por cima. Como eu não sinto frio, sentia meus ossos doerem, realmente tava bravo.

Então para completar o Sr. Nelson tirou uma Moreia, o que ele chama de "Cobra", para ele foi o basta - "Vamos embora, antes que morremos congelados, acho que hoje não vai dar nada".
Nossa meu parceiro é mais teimoso do que eu - "Não vai dar nada?" e já era meia noite. Arrumamos tudo e o Zé veio nos pegar, ele mesmo comentou - "Seissãoloco,hojevocêssóvampegargripe", falando rápido como de costume.

E o resultado da pescaria, este sofrimento todo, mas nesta alegria de pescar foi 4 espadas para mim, Sr. Nelson pegou uma espada, 4 Bagres e uma Moreia. Pelo menos pegamos alguma coisa.

O maiorzinho do dia não tinha um metro.