domingo, 18 de agosto de 2013

Pescaria no Balneário de Piçarras.

Não conformado com o péssimo desempenho de ontem, saímos pela manhã para a praia de Piçarras. Desta vez queria pescar na praia entre os novos quebra mares que foram colocados após restauração da orla que a alguns anos foi devastada por ressacas do mar.

Praia de Piçarras - Piçarras - SC
A estrutura da praia no centro de Piçarras está muito boa, agora possui calçadão, muitos bares e uma extensão de areia muito grande. Chegamos por volta das 10:00h e parece que o mar não queria saber de conversa, o tempo começou a fechar com cara de muita chuva.

Armei a tralha toda e com a mesma estratégia do dia anterior, só que utilizando chumbo 100gr iniciei a pescaria. O mar não estava bravo, as três baterias de ondas estavam bem definidas. Preferi fixar minha isca atrás da segunda bateria de ondas, dava para sentir o canal.

A única coisa que me deixou triste foi constatar a rede esticada da praia em direção ao fundo, isto é muito ruim pois não deixa o peixe passar de um lado para outro da praia.

Único peixe do dia - Roncador
O tempo começou a fechar e minha esposa preferiu recolher as meninas e voltar para o carro.
Não acreditava que ia ficar sem nenhum peixinho, me esforcei mais um pouco e fiquei na expectativa o vento tinha parado e a garoa começado. Um toque de vara, uma fisgada ansiosa e um peixinho para foto. Ufá! Foi por pouco, pensei que iria perder minha invencibilidade.

Veio tirar uma foto rápida um roncador, também conhecido como escrivão.
Tirei a foto do peixinho e devolvi para o marzão já debaixo de chuva.

Gostei da praia, deve ser muito boa para pesca em dia favorável.

sábado, 17 de agosto de 2013

Testando novos Equipamentos

Dar presente dos dias dos pais para alguém que gosta de pescar é uma tarefa muito fácil. Neste final de semana estava ansioso para testar minha nova tralha de pesca. No dia dos pais minha família me deu uma secretária e suporte de vara de ultima geração, para não ficar tão fácil me deram também PVC para montar um porta anzol e de certa forma substituis a maleta de praia.

Praia do Quilombo - Penha - Sc

Pela manhã demos uma volta na praia e pude ver dois companheiros tentando fazer uma festa, me pareciam de certa forma experientes, deu para perceber pelo preparo e equipamento. Parei um pouco para conversar e o comentário a tradicional pergunto - Pegou alguma coisa ? foi: - Nem para remédio. Complementando: - Nada, nada, nem um pampinho.

As vezes realmente o mar nos prega peças, o tempo não estava ruim, sem vento, mar com ondas razoáveis, me parecia que estavam utilizando isca fresca, equipamento bom, anzol pequeno para aumentar a chance e nada.

Logo após o almoço por volta das 14:00h me mandei para praia.

A situação agora era diferente, nublado, com vento, nuvens com cara de "dor-de-cabeça". Estava aí a explicação a pressão atmosférica deveria estar uma gangorra pela manhã.

Mesmo assim montei faceiro minha nova tralha e realmente poço dizer que faz a diferença, principalmente no apoio de montar as varas e a comodidade de preparar as iscas. O Suporte que ganhei é de fabricação Brasileira o Suporte de Vara ADC Competition, achei muito versátil, muito fácil a instalação e regulagem da secretária.

Suporte de Vara ADC Competition

Utilizei desta vez pernadas mais cumpridas no chicote, assim teria a chance de pegar algumas betaras e peixes de fundo. Preferi anzóis menores onde poderia utilizar pedaços menores de camarão obtendo um melhor rendimento.

Já de inicio percebi duas coisas, na margem da praia, entre a espuma e a primeira onda estava uma "sirizada" danada, as ondas estavam mais forte que de costume e tive que tirar o tradicional chumbo de 100gr que normalmente utilizo para um chumbo de 150gr.

Comecei a arremessar atrás da segunda onda o que obtive melhores resultados, pois a isca permanecia mais tempo no anzol em posição com linha esticada. Mas realmente estava ruim a situação, uma ou outra beliscada alem da dificuldade do vento que tremia a ponta de vara.

Minha esposa com as meninas já tinham chegado e não passou disto, alguns beliscões e nada mais. As meninas brincaram um pouco na areia mas estavam com frio e começaram a querer voltar para casa. Até que observei um telegrama sutil na ponta de vara, retirei rapidamente do suporte e fisguei o danado. Ainda deu tempo de minha esposa bater a foto, um pequeno Pampinho veio tirar uma foto no vento.
Tinha tento vento que quase não deu para sentir a resistência do peixe, e olha que estava com a vara Versus 3ts da Marines que é bem mole na ponta.

Pampinho do vento
Me animei e decidi fica mais um pouco, mas não passou disto. Já estava escuro quando saí da praia quase congelado e fui para casa atrás de um bom banho quente.


Com a nova tralha é mais cômodo montar e desmontar as varas, também dá suporte no momento de tirar os anzóis, a  secretária possui suporte com EVAs que podem fixar o anzol até coloca-lo no porta anzol. Gostei muito do presente, espero com ele usufruir de espetaculares dias de pesca.

domingo, 4 de agosto de 2013

Só Pampinhos

O dia acabou limpando e virando um lindo dia azul de inverno.
Como tinha sobrado isca do dia anterior dissidimos voltar para casa mais tarde e aproveitar o final do domingo.
Dia azul de Inverno - Praia do Quilombo Penha -SC
As 14:00h voltei para a praia e fui tentar capturar alguns amiguinhos.
A combinado era que após as meninas acordarem poderiam me buscar na praia (Quilombo - Penha SC).

A Maré estava bem alta, quase batendo nas plantas próximo do calçadão.
Logo já estava com minhas varas na água e não demorou muito para sentir alguns movimento de ponta de vera, sem vento nenhum e arremessando após a segunda arrebentação a ponta da vara não se mexia, qualquer movimento era visto.
Assim pude ver um pequeno telegrama ser passado, a ponta de minha Super Cast fez alguns movimento de ponta de vara, empunhei e observei, aguardei um pouco e quando percebi o movimento fisguei, senti o pequeninho ser preso.

Puxei para fora e trouxe um Pampinho malhado, tirei algumas fotos e fui para soltura. Como a onda estava forte logo pude solta-lo que saiu faceiro para dentro da onda. Os Pampos são peixes mais resistentes quando comparados com Paratis ou Uburamas. Eles possui muita resistência fora da água alem de não se machucar muito durante a captura.

Observei que o pescador que pescava do meu lado ficou sismado que soltei o Pampinho.
As ondas estavam realmente fortes e a Maré começou a baixar.
Acredito que cheguei na praia exatamente no ponto alto da mare inicio do movimento de baixar. Isto muda um pouco o fundo o que pode atrapalhar a encontrar o peixe. Tomei a decisão de arremessar mais ao fundo na terceira arrebentação de onda (da praia para auto mar).

Depois de 1 hora de penumbra novamente novo movimento de ponta de vara e quase na sequencia trouxe mais dois Pampinhos, um até que maior que o primeiro.
O final de dia estava realmente maravilhoso, céu azul, sem vento, água muito limpa.
As meninas então chegaram para brincar um pouco na praia e uma delas logo indica - Olha pai um pinguim.
Descobri o por que não estava conseguindo muito resultados, um Pinguim (Comum nesta época do ano na praia, parece que se perdem das correntes do sul) nadando de um lado para o outro da praia.

Maré baixando - Água limpa, Céu Azul

Nestas condições é quase que improvável que consiga pegar alguma coisa, claro que os peixes como eu observaram o pinguim e saíram da praia para não correr risco de virar jantar.
Recolhi minhas tralhas e fomos para casa jantar.

"A Natureza nos surpreende a cada momento, a cada instante, a cada nascer ou por do sol, a cada dia de nossas vidas. Quando deixarmos se observar isto, nossa vida passa mais pedresa e a única certeza é que disperdamos tudo isto".

Tiramos algumas fotos no costão da Praia do Quilombo logo pela manhã quando caminhávamos. Compare a cor do céu e como estava o mar com as fotos do céu azul da tarde.
O mar muda rapidamente é muito interessante, por isto alguns pescadores se perdem no mar, tudo lindo azul e calmo e em minutos muda para uma tempestade.

Se bem que aqui a coisa é ao contrário.

Resultado da pescaria: 3 Pampos Malhados, um Pinguim atrapalhando e algumas fotos lindas.

Vista da praia do Costão do Quilombo - Penha - SC

Costão da Praia do Quilombo - Ilha Feia - Penha - SC

Campeonato de Pesca em Piçarras - SC

Fomos dar uma volta próximo as 12:00h na praia de Piçarras e nos deparamos com um troneio de pesca de praia. Eram mais de 50 participantes cada um com sua vara aguardando o melhor peixe.

Campeonato de Pesca - Piçarras - SC 

O evento foi organizado pelo Clube de Pesca Andorinhas de Joinville. ( http://www.andorinhasclubedepesca.com.br/ )
Ao ver os participantes queria pegar algumas informações e fui acompanhado de carro pela praia, ao ver algumas pessoas com agasalhos semelhantes e que não estavam pescando desci do carro e fui conversar.

Acabei conversando com Rodrigo que é o Presidente da Liga Catarinense de Pesca de Praia. Segundo Rodrigo a competição já tinha começado no sábado com Arremessos em campo e no domingo iniciou a pesca livre, os peixes capturados erram doados para entidades carentes. Estava tudo muito organizado, todos os participantes pegando peixes e o encerramento estava previsto para 13:00 com um almoço em um dos Grandes Hotéis disponíveis na beira mar de Piçarras.

Campeonato de Pesca Piçarras - SC

Cheguei tarde, mas quem sabe na próxima não participe, vale fazer novos amigos e ter a oportunidade de pegar dicas de locais para pesca.

Campeonato de Pesca Piçarras


sábado, 3 de agosto de 2013

Agora sei por que tem o nome de Praia Vermelha

A algum tempo estava planejando pescar na praia Vermelha em Penha - SC. Ela fica atrás das montanhas do parque Beto Carreiro, praia muito agitada, ondas fortes considerada praia de pescador. O pessoal do Parapente adorá devido as fortes rajadas de ventos que veem do mar subindo a montanha logo a frente.


Pois bem foi bem estas rajadas de vento que pude enfrentar.
O dia amanheceu limpo e pela manhã de uma hora para outra "virou o tempo", nuvens acinzentadas pararam sobre a montanha que dá acesso a praia vermelha. Disse para meu pai "lá se foi minha pescaria na praia vermelha", mas pelas 15:00 horas fiz minha esposa me levar até lá, meu pai topou ir de companheiro.

Tá louco como é que você aguenta só de bermuda neste vento?


Ao chegarmos, deu para ver o vento batendo forte nas arvores e ao descer do carro  a confirmação que seria uma loucura tentar. Mas como sou desportista e o que vale é a emoção e praticar, enfrentei o mal tempo e armei minhas varas, quando concluí olhei para traz a procura de meu pai - "Ué, cade o homem", ele não aguentou o frio e se abrigou atrás de um posto salva vidas.

Na praia nenhuma alma viva, nem gaivota estava enfrentando o mal tempo, somente se avistava alguns barcos de pescas fazendo a festa com as tainhas.
Uma de minhas teorias é que quando o vento bate contra a praia a tendencia de pegar mais peixes é maior, pois os peixes procuram seguir a corrente a procura de comida que acabam sendo depositadas na areia.
Mas o vento e a corrente estava tão grande que teria que fazer uma espécie de pescaria de rodada, jogo a linha na direção oposta da corrente e deixo levar até a outra extremidade, arremessando novamente para onde iniciou.

Com o vento minha produção não foi nada boa, a dificuldade de identificar o peixe seria muito baixa, somente se fisga-se um peixe grande a ponto de querer levar o equipamento para dentro da água.

Nada de movimento durante aproximadamente 1:30h, somente posicionando as varas no inicio das rodadas e trocando isca. Até que sem mais nem menos minha Sport Mariners Versus 3900t quase é levada para dentro da água se vergando toda. Dei a fisgada e o monstro levou linha embora, não tinha o que fazer apenas assistir, assim que pude tentei recolher linha mas parecia um enrosco não se movia a não ser pelo rabo batendo na flor da água.

Mais um pouco de luta e tentei recolher o monstro mas com o vento e com medo de estourar a linha acabei frouxando demais a linha o bicho deu mais um tapa da flor da água e escapou. Fiquei um tempo me recuperando olhando para o mar enquanto balançava a cabeça, mas pensei, qual é o pescador de verdade de nunca perdeu para um peixe? Agradeci o momento e respeitei meu oponente baixando a cabeça instintivamente em sinal de repeito.

Logo depois meu pai muito prestativo me trouxe um copo de cachaça que ele pegou em um boteco próximo, - Olha toma um gole para se esquentar, não sei como você aguenta só de bermuda neste vento.
Como minha esposa iria nos buscar e não iria dirigir tomei uns goles da cachaça que realmente esquentou o corpo. Depois disto só ficou a história para contar, nenhum sinal de peixe a isca estava sendo trocada por ficar velha na água.

O vento já tinha acalmado um pouco quando a família me buscou, meu pai apenas dizia - Vamos logo para casa tomar um banho quente, tá doido é muito sacrifício para pegar um peixe e depois soltar.


Olha o tamanho das ondas