sexta-feira, 18 de abril de 2014

Pascoa com Pescaria de Dourados em Alto-Mar

Fui convidado inesperadamente na quinta a noite para na sexta realizar uma pescaria em Alto-Mar com meu Cunhado e o Amigo Aurélio, dono de uma lancha 17 pés - Fly Fish 170 Full. Boa lancha, ótimo custo benefício, pois é um modelo de muita estabilidade e espaço, permitindo muita segurança e liberdade de movimentação.


Saímos da marina de Penha por volta das 08:00 horas, rumo oeste contra o vento.
Navegamos até encontrar a divisa do mar azul e costeiro a uns 30 quilômetros da  costa, a uma profundidade de 40 metros.

Já de inicio me recordei o por que deixei deste tipo de pescaria, minha coluna, como as lanchas são rápidas é costumeiro a batida do casco quando cortam as ondas, isto provoca alguns impactos aos  tripulantes, principalmente os sentados. É como se estive-se passando por buracos enormes o tempo todo, sentado em uma banco de madeira.
Fico imaginando como seria se não estive-se em uma lancha confortável e segura como era.

Mas deixando as deixas ("Parece velho"). Iniciamos a pescaria colocando como isca um misto entre charutos e lulas. O Aurélio está bem equipado com 6 varas com carretilha potentes, deixou meu Molinete XT 6000 quietinho no canto.

Não demorou muito para o Aurélio tirar o primeiro Dourado, não era muito grande, deveria ter em torno de 2 kilos. Foi fisgado na superfície com boia na Lula, o danado nem reagiu, geralmente saltam fora da água, parecia até outro peixe.

Mais algum tempo depois e lá veio outro, do mesmo tamanho, desta vez marcando presença com lindos saltos ornamentais, também fisgado na superfície com Lula. Eu e meu Cunhado então mudamos a isca para Lula, embora estar com o equipamento preparado para pesca no fundo.

Novamente outra vara dá sinal, desta vez no fundo, meu Cunhado tirou desta vez, um exemplar um pouco maior de 4 kilos.
Só faltava eu tirar um danado destes.
Aurélio teve que tirar mais um até que finalmente uma puxada na minha vara. (Também 6 varas contra 1)
O bicho brigou sando saltos e marcando presença, eta bicho bom de briga, um Dourado também de uns 4 kilos. Já deu uma festa para este pescador.

Isto tudo ocorreu em torno de 1 hora de pescaria e de repente parou.
Aurélio entrou em contato com outros pescadores via rádio, estavam pior do que nós, não tinham pego nada. então dissidimos entrar mais a dentro em águas mais limpas e profundas.
Pescamos por mais 2 horas e nenhum  sinal de peixe.
Meu Cunhado começou a ficar amarelo, após conferir como estava o desempenho dos demais pescadores decidimos retornar. Até o momento apenas nossa embarcação tinha pegado alguma coisa.

Por volta das 14:30 horas já estávamos com os peixes limpos em filé, fizemos um shshimi com molho joio, mimenta e limão, ficou uma delícia degustado com cerveja.
Espero a próxima.

Meu Dourado de 4 Kilos