domingo, 27 de julho de 2014

Pampinhos de Inverno


Neste final de semana, comecei bem com uma cavala assada no sábado a noite na casa de meu pai.
Ele gosta muito de peixe e para comemorar o dia dos Avós, comprei 2 kilos de marisco e um cavala de 3 kilos para fazer assada na brasa.

O processo é bem simples, limpar o bicho, não tirar a escama, abrir ao meio, colocar na sequencia, limão, sal e pimenta do reino, por fim cortar cebolinha verde e salsa de deixar por cima.
Não mexer em nada até que esteja bem seco, o segredo é  não deixar pegar fogo alto e manter a brasa bem quente.

Aproveitei para pegar um camarão bem fresco para o próximo dia.

No domingo após acordar com muita preguiça fui procurar águas mais limpas.
Voltei em direção ao centro de piçarras e parei alguns metros depois do ultimo quebra mar (ou trapiche de pedra como preferir). A água estava muito limpa com ondas calmas, estava bem de frente para a famosa ilha feia.

Marzão esperando por pescaria

Com minha tralha tradicional, uma vara para arremesso longo e uma para pescar a curta distância armei o chicote com três pernadas utilizando chumbo leve de 100g.

Não demorou muito para o primeiro Pampinho passar o tradicional telegrama de ponta de vara. Fisguei e trouxe ele para fora bater uma foto. Era um Pampo malhado de tamanho pequeno, foi bem fisgado e estava bem saiu. Soltei o garoto que saio a toda velocidade de volta para o mar.

Na sequencia foi a vez da vara que estava posicionada na terceira bateria de ondas, bem ao fundo, fisguei mas não senti muita presença do peixe, parecia pequeno. Uma pequena betara iscada na ultima pernada de anzol.

A maré começou a subir e as onda começaram a ficar um pouco mais fortes.
Tirei mais um Pampo, este brigou bonito surfando de um lado para o outro nas marolas. Só podia ser um Pampo Galhado, notei que esta espécie é mais brigona que as demais, talvez devido ao formato do corpo e as longas barbatanas.

Pampo Malhado

Tirei mais três malhados todos de tamanho menores a curta distância.
Isto me faz lembrar minha estratégia de sempre pescar pelo menos em duas posições de ondas, a curta distância entre a terceira bateria e a segunda, e a longa distância atrás da terceira bateria. Esta simples estratégia permite muito mais capturas que em uma única posição.



Desta vez fiz a festa na curta distância com capturas de Pampos, já a longa distância as capturas foram de peixes maiores mas muito poucas.

No final, quando acabou a isca, peguei um siri e utilizei como isca, porem não obtive muito resultado.

Resultado do dia: 6 pampos, 1 Betara e 1 Siri.




Pampo Galhado

domingo, 20 de julho de 2014

Rei do Bagre e do Siri

Inesperadamente fomos para praia no sábado a tarde devido a outros compromissos.

Céu Azul de Inverso.

Para minha felicidade seria ótima chance de dar uma pescadinha.
Acordei  cheio de preguiça,  fomos levar minha final o noivo e o irmão dele no Beto Carreiro Wold, para comemorar o aniversário dele.

Minha esposa e as meninas no retorno demos uma voltinha na praia. Dia maravilhoso de inverno, ondas clamas e claras, sem vento, céu extremamente azul, cara de muito pampo e peixe de praia.

O sol estava forte, tirando qualquer mofo e caruncho que tivesse, queimando mesmo. Arrumei minha tralha com tranquilidade quando fiz o primeiro arremesso. Não demorou muito para tirar um Bagre branco de tamanho bom, dessa vez do contrário que todo bagre costuma fazer, este vez peso na fava e mostrou presença.

Na sequencia para minha surpresa tirei um siri de tamanho grande, o mar estava tão calmo que a "sirizada" estava fazendo a festa nas pernadas que estavam mais próximo da chumbada.

Troquei as iscas e fui dar uma olhada na outra vara, mais um siri, maior que o primeiro. Deu até vontade de fazer uma sopa de Siri. Soltei o bicho e fui para próxima vara, minha super cast Marines de 3,80m, estava com tremedeira na ponta da vara.

Novamente mais uma bagre Branco. Não tenho nada contra este peixe, nem com Siri, mas do jeito que estava a água, esperava alguns Pampos e Paratis.
A pescaria ficou nisto, somente Siri e Bagres.

Finalizei com Quadro Bagres e três Siris.

domingo, 6 de julho de 2014

Pampos em Itajuba

Neste final de semana, mesmo com tempo com cara de poucos amigos, fiz nova tentativa.
Providenciei no sábado uma boa isca de camarão fresco que tive a felicidade de comprar assim que chegou na peixara. O Barco tinha acabado de atracar e o camarão tinha chegado para venda.

Tamanho bom, super fresco.
Ao chegar em casa, limei as iscas, tirei o excesso de água e salguei deixando na parte de baixo da geladeira, evitando com isto que congela-se.

No domingo logo sedo já estava na beira da praia.

Praia de Itajuba
Desta vez fui até a praia de itajuba em Barra Velha.

Estava com cara de praia de inverso, galhos de arvore na orla mais longe, conchas na areia e ondas bem limpas.
Estava muito ansioso, as ondas estavam perfeitas para pegar Pampos.

Armei milha tralha, uma vara para longa distância, sendo arremessada na terceira bateria de ondas, e uma menor para pescar a curta distância.
Logo de inicio, senti pequenas beliscadas de ponta de vara em minha vara maior. Fisguei mas não senti sinal considerável de peixe. Dentro d´água tinha muito material orgânico, folhas e galhos o que vez ou outra enroscavam na linha dificultando a identificação de peixe.

5 Pampinhos Amarelos
Trouxe para fora e pude ver o primeiro Pampinho Amarelo. Estava cansado por estar a algum tempo fisgado, tentei recupera-lo na onda, mas não sei se resistiu, soltei o bicho que saiu nadando com dificuldade.
Tirei mais um garoto que foi da mesma forma, sem observar com nitidez a fisgada.

Minha vara curta se enroscou em um enrosco e tive que cortar o arranque, até arrumar arranque novo, anzol e chumbada, lá se foi meia hora de pescaria.

Novamente após alguns minutos tirei mais um Pampinho Amarelo quase do mesmo tamanho do primeiro.

Pampos pequenos e sem muita briga.
Como adoro este peixe, fiquei na esperança de tirar um maior.

Mas ficou só nisto, já estava na hora de voltar.
Resultado: 5 Pampinhos Amarelos.