domingo, 8 de março de 2015

Dicas - Do artesanal espinhel ao Sabiki.

A isca consiste de uma linha de nylon principal, atada com linhas mais finas e com diversos anzóis "enfeitados" com penas, pelos, miçangas...

Encontrar grandes peixes esportivos nas pescarias esta cada vez mais difícil pois, além de exigir bons equipamentos, é necessário boa habilidade do pescador. Ultimamente, os grandes troféus são capturados em locais cada vez mais distantes e em locais pouco explorados pela pesca comercial e esportiva.

Para alguns pescadores o que importa é o tamanho do peixe e não a quantidade, podendo passar horas a espera do troféu sem nenhuma ação na vara. Uma ótima alternativa seria aproveitar o tempo e brincar com os peixes menores, muitas vezes a pescaria pode ser resumir a isto. Como já mencionei em outras vezes, "uma pescaria pode se transformar de péssima para ótima, é só necessário um peixe".

É uma realidade atual, com a degradação do ambiente, pescadores sem consciência levando tudo quanto é peixe para casa, pesca comercial, os grandes peixes a cada dia estão desaparecendo, por isto meu amigo, se acostume a ter produtividade e não qualidade no peixe, pois os grandes troféus estão acabando.

Uma alternativa muito boa para produzir produtividade e muita ação é utilização do sabiki, uma espécie de miniespinhel de iscas artificiais, que é facilmente ligada a linha dos tradicionais equipamentos de pesca, vara com molinete, varas telescópicas ou até mesmo varas de bambu.  

O sabiki consiste de uma linha de nylon principal atada com linhas mais finas com diversos anzóis enfeitados com penas, pelos, fios, miçangas, lulinhas, sirizinhos, camarõezinhos ou outros materiais brilhantes que atraem os peixes. A variedade de sabikis é muito grande. Eles podem vir com 2 a 10 anzóis e em cores fluorescente para usar à noite e seu preço varia de R$ 4,00 a R$ 10,00.

No Brasil, ele era confeccionado inicialmente com pequenos anzóis com materiais brilhantes utilizado somente para capturar iscas, ou seja, pequenos peixes que eram utilizados para outras pescarias ou até como aperitivo. Mas o sucesso foi tanto que os fabricantes desenvolveram sabikis para a captura desde os pequenos lambaris até os grandes atuns.

Trata-se de uma evolução simplificada dos artesanais espinheis utilizado na pesca artesanal, com a diferença do tamanho, enquanto na pesca artesanal um espinhel pode ter quilômetros de comprimento com mais de 100 anzóis, um sabiki possui poucos metros e pode ser adaptado a qualquer equipamento de pesca, vara com molinetes ou carretilhas até mesmo a varas de bambu.

Vale lembrar, porém, que um ponto negativo da isca é que ela se engancha e enrola com facilidade, principalmente os que têm muito anzóis pequenos e linha de nylon fino, tornando seu transporte e reutilização difíceis.

Uma dica importante é ao sentir a fisgada de um peixe, manter o sabiki na mesma profundidade dando toquinhos de ponta de vara, pois muitas vezes outros peixes do cardume vão atacar as iscas como forma de disputa da alimentação. Dependendo do peixe, é muito comum fazer triplê ou até mesmo todos os anzóis virem com peixes.

Os sabikis são excelentes para capturar xerelete, palombeta, olho-de-cão, sardinha, xixarro, carapau, carapicu, cocoroca, peixe-porco, pescada-goete, entre outros peixes. Também podem entrar peixes mais esportivos, como anchova, peixe-galo, olhete, xaréu, atum, entre outros.

A brincadeira pode ser potencializada se por utilizado equipamento leve, vara de ação lenta com micro-molinete ou vara Tenkara. Dá para dar muitas risadas com a briga dos pequenos, é como se estive-se brigando com um "cabo de guerra" de peixes. 

Atualmente na pesca de praia já é utilizado espécie de mine espinhel, alguns pescadores para possuir uma produtividade maior, colocam de 3 a 4 anzóis, a diferença para o Sabiki é que geralmente é utilizado iscas naturais. Muitas vezes o pescador já utiliza a técnica e nem sabe, como se diz "no mundo nada se cria, tudo se copia".

Sabiki da Marines Sport

Nenhum comentário:

Postar um comentário