sábado, 21 de janeiro de 2017

Várias técnicas em Lagoa Particular - Indaial SC

Tirei o final de semana para pescar com meu pai, pescador sênior, especialista em pesca de rio e lagoas, gosta muito de pescar em pesque e pagues, principalmente as Tilápias.

Fomos em uma lagoa particular no município de Indaial - SC, a Lagoa tem muitos peixes e tem como objetivo apenas a beleza do local, os peixes são tratados de forma orgânica, com plantas e frutas, o que torna o apetite e agressividade dos peixes igual o encontrado na natureza.

Meu objetivo era pescar os Pacus que possuem na lagoa, quando tratado observasse o vulto amarelo de belos exemplares. Utilizei para isto salsicha, o que limita a fisgada das espécies de peixes, assim não iria me incomodar com as tilápias, embora como o local não costuma ser utilizado ração, as tilápias são bem mais vorazes.



Com outra vara com micro molinete utilizei minhoca viva, o que traria para os peixes uma atração maior. Enquanto deixei minhas varas na espera armadas, brinquei utilizando o Tenkara, a milenar arte de pesca utilizada no japão. Utilizei como isca uma ração artificial, os peixes são tão vorazes que atacam tudo que flutua na superfície.

E assim foi, logo depois de algumas batidas na água deixando a isca boiar e seguir a corrente da água provocada pelo vento, obtive a primeira fisgada, uma pequena tilápia. Depois que atender as demais varas com outros puxões, continuei as batidas e peguei uma carpa-papim, o que me vez lembrar de uma fisgada de truta utilizando o Tenkara. Como a vara é muito fina a esportividade é muito grande e você tem que esperar o peixe cansar para tira-lo.

Depois da festa com a carpa-papim, começou as primeiras tilápias grandes e muito brigonas.
Meu pai do outro lado do lago começou a tirar alguns Pacus, e olha que sua tralha não tinha empate de aço, como ele possui sensibilidade na identificação do peixe consegue fisgar sem ter grandes problemas.

Tirei mais algumas tilápias pequenas até tirar uma brigona que pensei que era um pacu, levou a linha de um lado para outro, dando cabeçadas, muito brava, deu até pena de soltar a monstra, mas como estávamos pescando para o consumo se fazer isto meu "velho ia me matar".

Trouxemos aproximadamente 20 kilos de peixe e fomos para casa limpar.

Grande pescaria, me fez lembrar dos tempos de infância que pescava com vara de bambu em rios e lagoas com meu pai. Grandes fisgadas, grandes momentos.

Grande Pacu

Tilápias brigadoras