quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dicas de um Pescador: Tralha para Pesca de Peixe Espada (Peixe-Espada)


Peixe Espada na flor da água

Depois de constantes perguntas a respeito dos equipamentos que utilizo na pesca de Peixe Espada, estou aqui disponibilizando minhas dicas a respeito.

O Peixe Espada é um peixe muito agressivo e devido ao seu formato produz grande força de tração o que exige que o equipamento também seja robusto e de ação rápida no caso das varas.
Mas vou iniciar com a tralha de ponta de linha, na internet é observado várias formas e métodos, se bem que na prática partindo da informação que o peixe espada corta a linha com facilidade e que produz muita força de tração é fácil chega na conclusão que é necessário um empate de cabo de aço reforçado, utilizando linha grossa e forte como de 60mm ou até 80mm.




Para iscar o charuto utilizo garatéias grandes e reforçadas 1/0 ou 2/0 em um empate de aço rígido de 20cm, sempre corto o charuto ao meio por acreditar que o cheiro na água aumenta potencialmente, passo o empate pela extremidade cortada até sair no caso pela boca (parte de cima) ou pelo rabo (parte de baixo). Como não sou adepto de utilização de elásticos de amarrar desta forma a isca fica bem produtiva e eficiente na fisgada, já que o espada vai atacar o meio do peixe que estará com o empate por dentro, neste momento faço a fisgada que captura o peixe com a garatéia penetrando geralmente de forma lateral na boca do peixe.

Este empate de aço por sua vez é ligado a um grampo com girador também reforçado e compatível com a tralha que é amarrado a um cordão de corda de pano da grossura de um tubo de caneta. Este cordão deve possuir de 45cm a 1,5m e vai servir principalmente de segurança em caso do espada errar o alvo, a utilização do cordão é primordial, pois já escutei e presenciei muita gente perde o bicho por ter a linha cortada.

Dentro da linha é utilizado um chumbo oliva, desses que são utilizado em redes e tarrafas, peso pode variar eu prefiro de 20g, não muito pesado para fazer a isca se movimentar com a corrente da maré o que dá a impressão para o peixe de um charuto machucado se debatendo.

Após o chumbo vai um novo conjunto de grampo com girador, só que desta vez o girador é apenas passado por dentro do cordão de forma a ficar móvel, nele é colocado a boia com Bateria 9V e Led. Na outra extremidade é amarrado um novo Girador que por sua vez é ligado a linha do molinete. Eu geralmente gosto de fazer um laço tipo forca na linha do molinete e passar por dentro do girador, assim posso trocar a tralha de ponta quando preferir, variando no tamanho do cordão (1m ou 1,5m).

Então o esquema fica em resumo da seguinte forma: Garatéia 1/0 ou 2/0 + Empate de aço rígido 20cm + Grampo com Girador + Nó Duplo+Cordão de corda de pano + no cordão: Chumbo Oliva 20g + Grampo com Girador que vai a Boia com Bateria 9V e Led + Nó Duplo + Grampo com Girador.

Como vara sempre utilizo curta de 1,30m de 50bl de ação rápida (dura) com molinete Marine XT6000 com linha de monofilamento (Náilon) de 60mm.

Bem vai aqui meu jeito de pescar peixe espada, como disse existe várias formas diferentes, esta forma que adotei tem dado muito resultado e na verdade sempre procurei facilitar as coisas sem muito mais que o necessário.  E vamos a caça do Peixes Espadas.

Atenção: Lembrando que o limite de Captura desta espécie é de 75cm.

Peixe Espada

Veja também:

3 comentários:

  1. Muito legal esse blog.
    Eu recomendo essa loja de equipamentos de pesca http://www.tucunarepesca.com.br/lanternas22
    É excelente, tem de tudo e de boa qualidade.

    ResponderExcluir
  2. EU PROURO ALGUEN PRA ME INFORMAR O MODELO DE VARA USADO NA PESCA DE ESPADA EM PLATAFORMA OU DEK

    ResponderExcluir
  3. No caso de Pesca em Plataforma, a vara não deve ser muito longa, no máximo 1,5m. Deve ser esta vara reforçada, maciça e revestida de carbono muito forte, molinete XT6000 da Marines com linha 80mm, é um bom conjunto para este tipo de vara.

    O bom nisto é que poderá ser utilizada também como material em pesca embarcada em auto-mar.

    ResponderExcluir